CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Coreia do Sul: tribunal condena ex-presidente a cinco anos de prisão por rebelião

Estadão Conteúdo

O Tribunal Distrital Central de Seul condenou nesta sexta-feira (16) o ex-presidente da Coreia do Sul Yoon Suk Yeol a cinco anos de prisão por acusações relacionadas à imposição da lei marcial em dezembro de 2024. O veredicto é o primeiro contra Yoon nos oito julgamentos criminais em que é réu.

A acusação mais significativa alega que Yoon liderou uma rebelião após ter imposto a lei marcial, o que pode ser punido com a pena de morte.

Yoon foi impugnado, preso e destituído do cargo de presidente após a breve imposição de lei marcial, que desencadeou protestos no país.

O ex-presidente afirmou que não pretendia colocar o país sob regime militar e que o decreto tinha apenas o objetivo de informar o povo sobre o perigo do Parlamento ser controlado pelos liberais que obstruíam a agenda do governo dele.

Os investigadores consideraram o decreto de Yoon como uma tentativa de prolongar o mandato e o acusaram de rebelião e abuso de poder, entre outros crimes. Fonte: Associated Press*.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO