Copa do Mundo 2022: todos os homens que usam ghutra são sheiks?

Entenda o significado por trás do título árabe e da vestimenta que se popularizou na cidade-sede do Mundial de 2022

Maiza Santos

O adorno de cabeça, conhecido como ghutra, usado pelos homens árabes ganhou popularidade durante a Copa do Mundo 2022. Seja por proteger contra o calor do sol, o vento do ambiente desértico ou a areia, o estilo e a escolha dessa vestimenta pode depender de uma série de fatores, como religião, posição social e nacionalidade. Confira se todos os homens que usam ghutra são sheiks.

VEJA MAIS

image De Footix a La'eeb: relembre seis mascotes que marcaram as Copas do Mundo
Além dos jogadores de futebol, os personagens que representam a competição em cada país também se tornou um sucesso entre os torcedores

image Torcedor do Paysandu provoca Boca Juniors e Remo no Catar: 'Veio aqui pra padecer'
Durante live com o repórter Abner Luiz, médico paraense aproveitou momento para disparar contra rivais

image Copa do Mundo 2022: Torcedor do Remo leva bandeira azulina para goleada do Brasil sobre a Coreia
Seleção se classificou para as quartas de final do Mundial

O ghutra, que também possui outros nomes dependendo da localidade, é um tipo de "norma" entre os cidadãos de alguns países que fazem parte do Conselho de Cooperação do Golfo.

Países que usam ghutra

  • Catar
  • Omã
  • Emirados Árabes Unidos
  • Bahrein
  • Kuwait
  • Arábia Saudita

Após o anúncio da Copa do Mundo de 2022 no Catar, a ghutra se tornou não apenas o símbolo do evento - como o próprio mascote do mundial, La'eeb -, mas um dos acessórios mais vistos dentro dos estádios durante os jogos.

image Copa 2022: Por que os nomes dos jogadores da Sérvia terminam com 'ic'; entenda
Vários países que estão na Copa e têm origem na antiga Iugoslávia possuem jogadores que mantém a tradição de por o ‘ic’ no sobrenome.

image Conheça o príncipe Af Jal Thani, que virou meme da Copa do Mundo 2022
Curiosos, vários internautas passaram a se questionar quem era o menino enfurecido com o placar da seleção que sedia o torneio; conheça o príncipe

Todos os homens que usam ghutra são xeiques?

Não apenas no Catar, mas em todos os países que possuem a tradição de usar a ghutra e o igal (faixa parecida com uma corda usada para prender o acessório na cabeça da pessoa), é comum ver centenas de homens e crianças com a vestimenta. Dessa maneira, é mito que somente os sheiks podiam usar a ghutra. Na verdade, qualquer pessoa está habilitada a usar o adorno de cabeça.

O que é um sheik árabe?

Xeique, xeque ou sheik significa ancião, chefe ou soberano. Para os árabes, é um título que pode designar um “líder” ou “governador” e está relacionado com o respeito a alguém. A tradição de chamar alguém de Xeique vem da época pré-islâmica e representa um homem venerável com mais de 50 anos.

Normalmente, é usado por líderes de ordens religiosas, chefes de universidades, líderes de aldeias ou tribos, assim como chefes de bairros separados dos grandes centros urbanos. O título também pode ser aplicado a qualquer pessoa que tenha memorizado o Alcorão, por mais jovem que a pessoa seja.

Onde surgiu a ghutra?

Há uma discussão sobre a origem da ghutra. Algumas pessoas dizem que ela já existia na Arábia antiga, enquanto outros apontam para o seu surgimento apenas há algumas décadas. Há ainda quem afirme que a versão mais famosa do acessório, o xadrez com cores branco e vermelho, teria surgido na Europa.

Qual o significado das cores da ghutra?

A idade e a localização influenciam muito nas roupas no Oriente Médio. Os jovens geralmente usam vestimentas mais ocidentais, enquanto os trajes “tradicionais”, como a ghutra, ficam reservados para ocasiões especiais e celebrações religiosas. Já as gerações mais velhas, são mais apegadas à questão das vestimentas típicas do país.

Também há roupas tradicionais que são mais encontradas em bairros populares, enquanto nos locais chiques, de classes média e alta, as grifes ocidentais são percebidas nas ruas com frequência.

As cores da ghutra tem seu simbolismo. 

  • A ghutra de cor branco e vermelho remete ao patriotismo;
  • A ghutra branca indica pureza;
  • A ghutra preta, significa liberdade.

Existe uma infinidade de outras cores, mas nem sempre elas querem dizer alguma coisa além da estética. 

No final das contas, a ghutra é para os árabes o que o boné é para os ocidentais, com seus objetivos, significados e histórias específicos. Seja para proteção contra o sol ou pela tradição de séculos entre árabes e sauditas, um aspecto relevante é existir todo um processo de dobras antes do tecido de formato triangular ser posto na cabeça de alguém. Ainda assim, mesmo com todo o trabalho para dobrar e enrolar, sem o igal, o cordão preto que serve como “prendedor”, qualquer vento levaria a ghutra embora.

(Estagiária Maiza Santos, sob supervisão da editora Web de OLiberal.com, Vanessa Pinheiro)

Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO