CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

China critica falas do Japão sobre arma nuclear e apreensão de petroleiro da Venezuela por EUA

Estadão Conteúdo

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China teceu críticas a ações recentes envolvendo Estados Unidos e Japão. Segundo o governo chinês, sobre o país norte-americano, a apreensão de um navio petroleiro ligado à Venezuela pelos EUA teve viés "arbitrário" e constitui "uma grave violação do direito internacional".

O porta-voz reiterou que a China "sempre se opõe a sanções unilaterais ilegais, sem base no direito internacional e sem autorização do Conselho de Segurança da ONU", acrescentando que a Venezuela tem o direito de desenvolver cooperação externa e defender seus direitos e interesses legítimos.

Ao tratar de declarações feitas por um alto funcionário japonês sobre a possibilidade de o país possuir armas nucleares, por sua vez, o porta-voz afirmou que a China rechaça as declarações. De acordo com ele, comentários desse tipo representam "uma provocação aberta à ordem internacional do pós-guerra e ao regime de não proliferação nuclear", além de uma "grave ameaça à paz e à estabilidade regionais e internacionais".

O governo chinês sustenta que tais falas não podem ser tratadas como atitudes individuais e defende que a comunidade internacional mantenha elevada vigilância e firme oposição a esse tipo de posicionamento por parte do Japão.

As críticas chinesas ocorrem em meio a reações regionais às discussões no Japão sobre segurança e defesa. A Coreia do Norte divulgou neste domingo um comunicado via sua agência de notícias, a KCNA, no qual acusa o Japão de buscar a nuclearização e afirma que tal movimento "lançaria uma grande catástrofe sobre a humanidade", defendendo que essas tentativas sejam "totalmente bloqueadas".

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO