MENU

BUSCA

Brasil vai presidir reunião do Conselho de Segurança da ONU para tratar da guerra no Oriente Médio

Encontro será conduzido pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira

O Liberal

A situação humanitária na Faixa de Gaza, ameaças à segurança e à paz mundial e desdobramentos do conflito no Oriente Médio estão entre os assuntos que serão discutidos em uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas convocada pelo Brasil. O encontro será nesta sexta-feira (13) e será comandado pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.

VEJA MAIS

EUA confirmam apoio a Israel com ofensiva militar contra o grupo terrorista Hamas
A informação veio no sexto dia de uma guerra desencadeada pela ofensiva surpresa de Hamas a partir da Faixa de Gaza

‘Não há justificativa para as atrocidades do Hamas’, diz secretário de Estado dos EUA
Antony Blinken se encontrou em Israel com premiê Benjamin Netanyahu. 'Hamas não representa os palestinos', afirmou

Brasil facilitará a entrada de cães e gatos de brasileiros repatriados; entenda
Ministério da Agricultura vai dispensar o Certificado Veterinário Internacional (CVI) dos brasileiros vindos de Israel.

O evento começará às 10h do horário local. Na última quarta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um apelo ao secretário-geral da ONU, António Guterres, e à comunidade internacional, em defesa das crianças palestinas e israelenses.

"Lancemos mão de todos os recursos para pôr fim à mais grave violação aos direitos humanos no conflito no Oriente Médio. Crianças jamais poderiam ser feitas de reféns, não importa em que lugar do mundo. É preciso que o Hamas liberte as crianças israelenses que foram sequestradas de suas famílias. É preciso que Israel cesse o bombardeio para que as crianças palestinas e suas mães deixem a Faixa de Gaza através da fronteira com o Egito. É preciso que haja um mínimo de humanidade na insanidade da guerra", escreveu o presidente.

Rotativa

O Brasil assumiu a Presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) no mês de outubro. O país ocupa uma das 10 vagas do Conselho para membros não permanentes, em um mandato que segue até o fim deste ano.

O país também é um dos maiores participantes entre os membros não permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, atrás apenas do Japão. Desde a criação do órgão, em 1948, esse é o 11º mandato brasileiro.

Mundo