Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

EU REPÓRTER

Clique aqui e mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Elevadores do PSM da 14 não estão funcionando, afirmam pacientes

Pacientes precisam realizar exames e tratamentos em outros hospitais já que deslocamento está limitado na unidade

Carolina Mota

O Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, conhecido como PSM da 14 de março, tem sido alvo de denúncias devido a estrutura do local. Pacientes relatam que os elevadores que dão acesso aos andares de cima não estão funcionando, impedindo que alguns exames e tratamentos sejam realizados no local.

Denúncias anônimas enviadas à redação do Jornal O Liberal, por meio do  projeto Eu Repórter, informam que os pacientes estão sendo atendidos na entrada e nos corredores, pois os únicos meios de acesso a outros andares são elevadores e escadas. Cadeirantes e pessoas que estão em macas, que precisam de tratamentos mais específicos feitos no segundo andar, por exemplo, precisam agendar atendimento em outros hospitais por não conseguirem acessar os andares de cima.

Já os que estão alocados nos andares de cima acabam perdendo leitos em hospitais e não realizam exames em outros lugares por não conseguirem descer pelas escadas, sendo estas os únicos meios de acesso às salas do pronto socorro atualmente.

"Estou com um familiar internado no hospital precisando fazer um exame de urgência, mas está impossibilitado por não ter acesso ao andar do exame. Tem paciente acamado que não pode descer escadas, o que é um perigo", conta uma pessoa que preferiu não se identificar.

 VEJA MAIS

Parte do teto despenca no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos
Nos blocos A e G houve a queda de partes do teto na última quinta-feira (18)

Flanelinhas cobram até R$30 por estacionamento no bairro de Nazaré
Cones, madeiras e pedaços de concreto são deixados em vagas para que motoristas que não pagam evitem de estacionar

Alimentos são entregues com larvas no Hospital João de Barros Barreto
Nesta quarta-feira (17), a alimentação foi entregue com larvas junto ao restante da comida

Ainda segundo informações, o elevador do bloco B precisou ser interditado na sexta-feira (19) por volta das 11h e até o momento, não se tem informações sobre quando será feita a manutenção.

Segundo as denúncias, o PSM da 14 não possui, também, saídas de emergência em casos de incêndio, como o que ocorreu em 2015, tornando a situação ainda mais preocupante. Sem o funcionamento do elevador, não teria como evacuar os andares de maneira rápida e segura.

Informações sobre o incêndio que atingiu o prédio do pronto socorro, em 2015, apontam que o Corpo de Bombeiros realizou uma vistoria no local e solicitou que rampas de acesso fossem colocadas em todos os andares, pois uma das maiores dificuldades da corporação foi o acesso ao prédio e andares apenas por escadas. A denunciante, porém, aponta que essas rampas nunca foram colocadas.

A redação entrou em contato, via e-mail, com a Prefeitura Municipal de Belém, Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e com o Corpo de Bombeiros para que prestassem esclarecimentos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informou, em nota, que as denúncias sobre o Pronto Socorro Municipal "Mário Pinotti" não procedem. "Os elevadores do hospital estão funcionando normalmente. A Sesma reforça, ainda, que, após o incêndio de 2015, foram construídas amplas escadas externas para saída de emergência, as quais também seguem em pleno funcionamento."

Os demais não deram retorno até o momento.

O projeto Eu Repórter é uma iniciativa que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site https://eureporter.grupoliberal.com/ ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.

(Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Eduardo Laviano)

Eu Repórter
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS