CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Nove filhotes de cachorro são abandonados em caixa de papelão no bairro do 40 Horas

Segundo a denúncia, os animais foram abandonados na frente de uma casa em construção, na última sexta-feira. Quem tiver interesse em adotar, pode entrar em contato com o número (91) 8202-3880

Carolina Mota
fonte

A equipe do Eu Repórter recebeu denúncias de maus-tratos conta nove filhotes de cachorro abandonados em uma casa em construção, na rua Santa Luzia, no bairro do 40 Horas, em Ananindeua, por um homem ainda não identificado.  Pelos relatos, o abandono ocorreu por volta das 10h da última sexta-feira (28).

Segundo informações repassadas para a reportagem, o infrator dirigia um carro prata, de modelo não informado, e teria deixado os animais e saído rapidamente. Logo após o fato, alguns moradores foram até a casa e se depararam com os filhotes em uma caixa de papelão. Um deles veio a óbito no domingo (30).

VEJA MAIS

image Abril Laranja: campanha busca conscientização e combate aos maus-tratos de animais
No Pará, iniciativas à campanha são realizadas, e também alertas as pessoas a não se omitirem e denunciarem casos de abandono, crueldade e qualquer outra forma de violência aos animais

image Em Ananindeua, moradores denunciam matança de gatos por envenenamento
No bairro do 40 Horas cerca de dez animais foram mortos envenenados

"Quando soltamos, eles começaram a andar e a chorar. Apenas um estava muito fraco e não esboçava nenhuma reação, tanto que não resistiu", contou Ryan Costa, de 22 anos, morador de uma rua próxima e uma das pessoas que socorreu os animais. "A gente se ajuda para ajudá-los. Sempre vai alguém ver se estão precisando de algo, mas ninguém pode ficar devido à falta de tempo", lamenta. "Agora o objetivo é encontrar lares decentes para que eles recebam o amor e os cuidados que merecem", diz.

Por lei, abandonar animais é classificado como crime de maus-tratos, que prevê pena de três meses a um ano de detenção. Caso identificada violência, a pena é de dois a cinco anos de prisão. A punição aumenta de um sexto a um terço se o crime causar a morte do animal, de acordo com a lei 9.605/98.

Unidade Integrada de Polícia e Meio Ambiente (Dema-Pa) informou, por nota, que deve-se procurar os órgãos de acolhimento de animais abandonados do Município, como o Centro de Zoonoses, ou entidades que amparam a causa. "Vale ressaltar que a Dema-PA não recolhe animais abandonados, pois o nosso papel nessa situação é apurar crimes de maus-tratos ou abandono de animais", disse. 

"O que foi relatado é que o autor do delito não foi identificado, nem a placa do veículo utilizado, onde a orientação é registrar Boletim de Ocorrência (B.O), relatado o fato ocorrido. Se possível, relatar com a identificação da placa do veículo, ou se há possibilidade de alguma câmera de segurança da área ter capturado o momento da ação, assim como informações necessárias para a Polícia Civil tentar localizar o autor do crime, pois é a partir da notitia criminis, que pode-se iniciar a investigação criminal e somente após localizar o criminoso, autuá-lo aos rigores da lei", comunicou a Dema-Pa.

O projeto Eu Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.

(Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Camila Moreira, chefe de reportagem de O Liberal)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eu Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTICIAS EUREPORTER