EU REPÓRTER

Clique aqui e mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Eixo traseiro de ônibus solta na avenida Júlio César, em Belém; vídeo

O acidente ocorreu na manhã desta terça-feira (15). Ninguém se feriu.

Fabyo Cruz
fonte

Um ônibus urbano da linha Icoaraci - Centenário, teve o eixo traseiro deslocado da carroceria na manhã desta terça-feira (15), quando estava trafegando pela avenida Júlio César, próximo ao canal São Joaquim, no bairro Val-de-Cans, em Belém. Apesar do susto, ninguém se feriu. Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) estiveram no local e a via teve uma faixa obstruída, fazendo com que ofluxo de veículos fosse mais lento no trecho. O veículo foi removido da pista por volta de 11h.

Orivaldo Serra, 56 anos, estava no coletivo a caminho do trabalho quando aconteceu o acidente. Ele contou que os passageiros ficaram bastante assustados, pois o veículo não estava em uma velocidade elevada. “Foi do nada! Tem um desvio ali, logo no começo, então o motorista foi brecar normal, mas esse normal aconteceu do eixo quebrar e travou no asfalto, levantando a traseira, saindo o rodado todo”, comentou o passageiro.

Ainda de acordo com o passageiro, o ônibus não estava em sua lotação na capacidade máxima em virtude do feriado da Proclamação da República, situação que poderia se agravar durante os demais dias da semana. “As pessoas estavam sentadas, só eu estava escorado na parte do meio do ônibus. Ninguém se machucou”, contou Orivaldo. Após o acidente, ele aguardou no local pela chegada de outro transporte coletivo. 

Domingos Melo Júnior, supervisor da Semob, disse que a superintendência foi acionada por volta das 8h15. Ao chegar no local, o servidor afirmou que o fluxo de veículos estava tumultuado por conta da falta de sinalização. "Quando chegamos aqui no local já estava a equipe do transporte, que acionou a empresa para providenciar o guincho e remover o veículo. Depois que sinalizamos a via, o tráfego voltou a fluir”, disse o servidor.

image A empresa Belém Rio foi autuada e será a primeira de uma rodada de fiscalizações que a Semob vai fazer a partir desta quarta (16) (Fabyo Cruz / O Liberal)

Semob informa que fará fiscalização em garagens de empresas de ônibus e vai começar pela Belém Rio

Por nota, a Semob informou que o acidente desta terça-feira resultou na antecipação "...em uma semana o cronograma regular de vistoria veicular preventiva nas garagens das empresas, que operam as linhas municipais. A partir de amanhã, 16, a autarquia iniciará essa vistoria pela empresa Belém Rio e que, posteriormente, se estenderá às demais empresas que possuem garagem em Belém". A empresa foi autuada.

De janeiro a outubro deste ano, a Semob já lavrou 1.584 multas aplicadas a 17 empresas de ônibus que operam linhas municipais e metropolitanas por descumprimento de ordem de serviço, resultantes das fiscalizações, vistorias e das averiguações de denúncias que chegam à Ouvidoria.

Ainda na nota, a Semob orientou que "As denúncias relacionadas ao transporte de ônibus à Ouvidoria, pelo site da Semob (http://belem.pa.gov.br), acessando a aba da Ouvidoria, pelo e-mail (ouvidoria.semob@cinbesa.com.br) ou pelo WhatsApp (91) 98415-4587. É importante informar a data, hora, local, o código alfanumérico (número que fica na lateral e parte traseira do ônibus) e relatar a situação denunciada, para que os agentes de transporte possam identificar a empresa e operadores, averiguar a denúncia e tomar providências."

Setransbel está investigando as razões do incidente

Também por meio de nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) informou que está investigando as razões que possam ter contribuído para o incidente com o ônibus. "As condições de conservação das ruas por onde os veículos circulam causam impacto ainda maior nos ônibus, que medem cerca de 12mts e pesam, quando vazios, aproximadamente 12 toneladas, circulando em média 300km por dia, que aumentam as despesas com manutenção no sistema", destacou o comunicados.

Eu Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS