CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Alunos de escola em Icoaraci reclamam da falta de água potável

Os estudantes alegam que o fornecimento de água é inadequado, afetando na preparação da merenda escolar

Vitória Reimão, com a colaboração do leitor Cauan Henrique
fonte

Alunos da Escola Estadual Prof. Jorge Lopes Raposo, localizada na travessa dos Berredos, no distrito de Icoaraci, em Belém, denunciam sobre os problemas de saneamento e abastecimento de água no local.

As denúncias afirmam que a escola não possui água potável e está sem diretora para a administração da instituição

Cauan Henrique, aluno da escola, conta que desde abril ocorrem os problemas de saneamento e infraestrutura.

"A água daqui é suja e isso afeta até as nossas aulas. Não existe água para limpar os banheiros e outras áreas. Não sei quantas vezes já foram canceladas aulas por conta da falta de água ou por não ter água potável", disse.

Segundo informações, há falta de merenda escolar no local, pois a água suja impede a preparação dos alimentos, além de que há falta de material para o processo de criação das merendas.

"Os funcionários precisam comprar os temperos para tentar manter a merenda daqui", disse. 

Denúncias anônimas informaram que os equipamentos de ar condicionado não estão funcionando na instituição. O problema também afeta o cronograma de aulas, pois os aparelhos de ar que continuam funcionando estão sujos, assim como as salas de aula. 

Os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) reclamam da situação, já que a escola é a sua principal fonte de preparação e estudo

"Sempre tivemos esse problema com a falta de abastecimento, inclusive com conhecimento do Ministério Público e já teve várias reuniões com Unidade Seduc da Escola (USE) e com a própria Secretaria de Estado de Educação (Seduc), mas nada foi resolvido e agora desde agosto, com o retorno das aulas, fomos surpreendidos com os problemas da falta de abastecimento de água agravado em todo o bairro, sendo que a escola não conta com poço ou outra forma própria de abastecimento", informou a denunciante anônima. 

"Um conselho de professores estiveram na Seduc na última terça-feira (18), mas não tiveram respostas. A única coisa que falaram para o conselho foi: os alunos devem levar sua garrafa de água de casa", disse o denunciante anônimo. 

Os horários de aula foram reduzidos devido ao problema da água potável e sujeiras na instituição. Os alunos informam que há constante cancelamento de aulas e que sem uma direção para administrar o local, se sentem abandonados

Posicionamento da Seduc

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que a denúncia sobre a escola estar sem receber serviços de limpeza não procede.

"Sobre a falta d’água, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) tem abastecido regularmente a cisterna da unidade que, também, está recebendo diariamente oito garrafões de água mineral, até que seja concluída a perfuração do poço que vai suprir as necessidades do local", comunicou.

O órgão também esclareceu sobre a relação da gestão do espaço de aprendizagem. "A nova diretora já foi nomeada e apenas aguarda os trâmites processuais para ser empossada no cargo", disse a Seduc.
 
"O fornecimento de merenda está regularizado e, recentemente, técnicos realizaram a manutenção dos ar condicionados da unidade. A Seduc ressalta, ainda, que o diálogo com a comunidade escolar é constante, a fim de que todas as demandas sejam atendidas", informou o órgão público. 

O projeto Eu Repórter é uma iniciativa que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.

(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Eduardo Laviano)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eu Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTICIAS EUREPORTER