STJD: Paysandu avalia interrupção do Parazão de Basquete e aponta falhas no regulamento: 'Absurdo'

De acordo com os diretores Raphael Gonçalves e Wagner Viana, a forma de disputa do Parazão de 2023 prejudica o clube e a entrada na corte superior do esporte se deu para 'resguardar o esporte'

Luiz Guilherme Ramos
fonte

O Departamento de Basquete do Paysandu convocou uma entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (22) para esclarecer a posição do clube acerca da paralisação do Campeonato Paraense de Basquete, ocorrida na última terça-feira (21), a pedido do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). 

Whatsapp: receba todas as notícias do Paysandu no seu celular

O imbróglio que envolve a disputa teve seu estopim às vésperas da primeira partida da competição, que este ano seria disputada em formato de playoffs por Clube do Remo e JP8 Esportes. Eles entrariam em quadra na última terça (21), no Ginásio Serra Freire, mas um documento enviado pelo STJD proibiu a realização, graças a um pedido impetrado pelo Paysandu.

De acordo com os diretores, existe uma cláusula no regulamento sobre participação de atletas de fora e do estado. "O Paysandu nunca se opôs ao número de jogadores de fora. O clube queria que viessem três de fora. O Remo sugeriu um, e, de pronto, a Federação Paraense deBasquete acatou e nós também acatamos", explica Raphael Gonçalves, que segue na questão.  

"A principal queixa é referente aos nossos jogadores locais, que estão inscritos há mais de um ano, vinculados no portal da CBB e mesmo assim foram impedidos de serem inscritos por causa de um regulamento apresentado há menos de um mês da competição", segue. 

SAIBA MAIS

image Parazão de Basquete é paralisado após decisão do STJD
Superior Tribunal de Justiça Desportiva suspendeu o torneio após queixa do Paysandu contra a Federação Paraense de Basquetebol


image Sem o clássico Remo x Paysandu, Parazão adulto de Basquete começa hoje; veja datas e locais
O Campeonato Paraense de basquete adulto não contará com o Paysandu. Remo terá pela frente o JP8 em um playoff de cinco jogos


image Após impasses nas negociações sobre o regulamento, Paysandu recusa jogar o Parazão de Basquete
Com a equipe bicolor fora do campeonato, apenas Remo e JP8 devem disputar o torneio

A  cláusula da discórdia obriga os jogadores locais a comprovarem ao menos um mês de residência no Pará, fato, que, segundo eles, não encontra jurisprudência esportiva. Além disso, o clube teria pedido explicações à federação, mas não obteve retorno até a data de início do mesmo.

"Tem mais de 30 dias que ingressamos com pedidos de esclarecimentos. O último prazo que eles deram foi de 15 dias úteis para o Clube do Remo se manifestar. Esse prazo terminaria ontem ou hoje, coincidentemente no início do campeonato. Nos vimos obrigados a ingressar no STJD. Eles aceitaram nosso pedido e 24 horas depois soltaram uma liminar para suspender", explica Raphael. 

Ainda conforme o clube, a medida não pretende boicotar a competição, da qual o Paysandu é o atual tetracampeão, e, paralelamente, promove competições para seus atletas, que recebem salários mensais por temporada, assistência médica, fisioterapia, academia, suplementação e transporte, mas sim resguardar o esporte e seus admiradores. 

"Quem rege o basquete nacional é a CBB. Se o meu atleta está escrito lá, num portal como o BID do futebol, e registrado no Paysandu, por que ele não pode jogar? Isso é um absurdo. A gente busca fazer basquete. O prejuízo é mais pelo basquete como um todo. Esse campeonato já está guardado no coração da maioria dos paraenses e se for um regulamento justo, estamos dispostos a conversar e participar", completa Wagner Viana. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Paysandu
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM PAYSANDU

MAIS LIDAS EM ESPORTES