CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Para fugir da queda, Paysandu precisa igualar feito que só 6 times conseguiram nas últimas Séries B

Levantamento realizado pelo Núcleo de Esportes de O Liberal aponta que apenas seis times conseguiram evitar o rebaixamento após terminarem o primeiro turno dentro do Z4 da Série B

Pedro Garcia
fonte

O primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro de 2025 foi concluído na última terça-feira (29), após 19 rodadas. Atualmente, Paysandu (17º), Ferroviária-SP (18º), Amazonas-AM (19º) e Botafogo-SP (20º) ocupam a zona de rebaixamento, e lutam de forma consistente para evitarem a queda para a terceira divisão. 

Um levantamento realizado pelo Núcleo de Esportes de O Liberal revela que, nas cinco últimas edições da Série B, apenas seis times conseguiram evitar o rebaixamento após terminarem o primeiro turno dentro do Z4. Ou seja, permanecer na zona de rebaixamento ao fim da primeira etapa é um forte indicativo de risco de queda ao final da competição, embora superar essa situação seja difícil, mas não impossível.

VEJA MAIS

image Remo termina primeiro turno da Série B próximo do G-4, e Paysandu no Z-4; veja a tabela
Dupla Re-Pa terminou a primeira parte do campeonato em cenários diferentes

image VÍDEO: gringos dos EUA assistem a jogo do Paysandu na Curuzu e animação da torcida viraliza
Jovens norte-americanos assistiram ao jogo contra o Athletic-MG na última segunda-feira (28/07), na Curuzu

Nos anos de 2020, 2021, 2023 e 2024, apenas um time que estava no Z4 na 19ª rodada conseguiu escapar do rebaixamento ao final da temporada. Já em 2022 houve uma exceção, quando dois clubes, Guarani e Vila Nova, que figuravam no Z4 ao fim do primeiro turno, conseguiram se salvar na 38ª rodada.

Há esperança para o Bicola? 

Com um início desastroso na Série B, somando apenas 4 pontos em 11 rodadas, o Paysandu começou a se reencontrar na competição após a contratação do técnico Claudinei Oliveira e a chegada de reforços na última janela de transferências. Desde então, a equipe reagiu de forma consistente e está invicta há oito rodadas, apresentando a melhor fase da temporada.

Nesses oito jogos, o Papão conquistou 16 pontos — quatro vezes mais do que havia obtido nas partidas anteriores. A recuperação expressiva, no entanto, tem exigido muito da equipe, que começa a mostrar sinais de fadiga física, evidentes na partida contra o Athletic-MG.

A situação do Paysandu é agravada pelo transferban imposto pela FIFA, que impede o clube de registrar novos jogadores devido a uma dívida não quitada referente à compra do lateral-esquerdo Keffel em 2024. Esse bloqueio limita as possibilidades de reforços para o restante da competição. 

Apesar dessa dificuldade, o presidente Roger Aguilera garantiu que o Papão continua atento ao mercado em busca de oportunidades para reforçar a equipe. Ele também destacou que o clube espera nos próximos dias o retorno de atletas importantes no departamento médico, como os atacantes Edinho e Rossi, além do volante Dudu Vieira.

"Estamos analisando alguns atletas no mercado. Temos o Edinho voltando agora, o Rossi também. Nosso foco é quitar o transferban para, quando surgir uma oportunidade no mercado, podermos ir atrás do reforço", destacou o presidente.

Agenda

O Paysandu volta a campo no domingo (3), às 18h30, para enfrentar o Athletico-PR na Arena da Baixada, em partida válida pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A cobertura lance a lance será feita pelo portal O Liberal, com narração pela Rádio Liberal+.  

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Paysandu
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM PAYSANDU

MAIS LIDAS EM ESPORTES