CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Há 17 anos, Paysandu vencia o Santos em jogo com agressão da PM e spray de pimenta no Leão

Jogo foi válido pela Série A do Brasileiro

Fabio Will

No dia 23 de outubro de 2002, o Paysandu venceu o Santos-SP, no Mangueirão, por 2 a 1, pelo Brasileirão da Série A. O jogo ficou marcado por um gol bicolor na reta final da partida e pelo fato do técnico Emerson Leão ter levado spray de pimenta da Polícia Militar, após uma confusão à beira do gramado.

Aliás, o ano de 2002 foi inesquecível para o torcedor bicolor. O Papão foi campeão paraense, da Copa Norte e da Copa dos Campeões, conquistando a tríplice coroa. Na Série A, porém, o time comandado pelo técnico Hélio dos Anjos brigou para não cair. No final, conseguiu se manter na elite. Já o Santos seria o campeão brasileiro daquele ano. 

No jogo contra o Santos, o Paysandu abriu o placar com Zé Augusto, aos 11 do primeiro tempo. Dois minutos depois, Elano empatou. O gol da vitória bicolor só sairia aos 42 minutos do segundo tempo com Vandick, que recebeu na área e tocou na saída do goleiro.

CONFUSÃO

Os atletas do Santos reclamaram de impedimento [que não existiu] na jogada do gol do Paysandu e cercaram o assistente. A Polícia Militar chegou para proteger o bandeirinha e um policial agrediu o jogador Preto, do Santos, com um cassetete. O atleta do Peixe ficou desacordado e levou pontos na cabeça. Em seguida, outro policial jogou spray de pimenta no rosto do técnico Emerson Leão. Dirigentes do Santos prestaram queixa na Polícia.

LADO BICOLOR

No Brasileirão daquele ano, o Papão terminou na 20º posição de um total de 26 participantes na Série A. O autor do gol da vitória bicolor diante do time paulista, Vandick, conversou com a equipe de OLiberal e disse que é uma das partidas inesquecíveis. “Foi um jogo diferente. Jogamos muito e conseguimos uma vitória diante de uma grande equipe. Teve a história do spray de pimenta, agressão ao jogador do Santos, mas antes do gol, eu estava no banco de reservas. A torcida gritou o meu nome, entrei e consegui marcar de forma legal. Meus amigos sempre comentam comigo sobre essa partida, ficou marcado na memória do torcedor”.

A equipe santista terminou a primeira fase do Brasileirão na oitava posição, conquistando a classificação - na época, o Campeonato Brasileiro tinha fase classificatória e mata-mata. Nas quartas de final, o Santos passou pelo São Paulo-SP, depois passou pelo Grêmio e, na final, derrotou o Corinthians-SP, com um time que ficou marcado como “Os meninos da vila”.  

Paysandu: Marcão; Marcos, Gino, Márcio e Souza; Sandro (Vandick), Vanderson, Jóbson e Velber (Valdomiro); Zé Augusto e Balão (Albertinho). Técnico: Hélio dos Anjos.

Santos: Júlio Sérgio; Maurinho (Pereira), Preto, André Luís e Léo; Pedro Almeida, Renato, Elano (Wellington) e Robert (Bernardi); Diego e Alberto. Técnico: Emerson Leão.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Paysandu
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM PAYSANDU

MAIS LIDAS EM ESPORTES