Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Promessa do atletismo, paraense vai disputar Mundial escolar na França

Elias Santos conquistou a vaga nas seletivas nacionais, que ocorreu em Aracaju-SE

Aila Beatriz Inete

Um dos destaques no atletismo, o paraense Elias Santos vai disputar o Mundial de Gymnasiade, uma das maiores competições estudantis, que será realizada em maio, em Normandia, na França. O atleta, de 17 anos, conquistou a vaga ao vencer a prova de 800m, na seletiva nacional, que ocorreu em Aracaju-SE. 

“Esse estava nos meus planos, era a principal meta: o mundial escolar. Estou muito feliz com o resultado, veio na hora certa e eu vejo que a gente tem grandes chances de conquistar uma medalha”, declarou o jovem.

Elias é considerado um prodígio do esporte aqui no Estado. Já foi campeão Sul-americano no revezamento 8x300, é campeão brasileiro e recordista norte/nordeste. Agora parte em busca do mundial. Natural de Ulianópolis, o paraense teve uma influência muito forte dentro da família, já que tanto o pai quanto a mãe foram atletas.

“Na minha casa, sempre iam outros companheiros [dos meus pais] de atletismo e eu gostava dessa alegria, desse momento com os atletas e eu queria isso para mim. Eu falava: quando eu crescer, quero ser igual a vocês. E hoje estou aqui, mostrando resultados”, contou Elias.

VEJA MAIS 

Atletismo: Paraense conquista vaga para o Mundial de competição estudantil, na França
Além da vaga, o estudante também conquistou o ouro nos 800m na seletiva nacional

Esporte Inclusivo: poderosa ferramenta para pessoas com deficiência; vídeo
Paratletas paraenses já vêm ganhando destaque no cenário nacional, como Bruna Lima (vôlei sentado), Thiego Marques (judô) e Alan Fonteles (atletismo). Projeto forma novos medalhistas

O pai, Thiago Santos, que também é treinador, disse que se sente muito feliz pelas conquistas e por ver o filho seguindo os mesmo passos da família. “Elias é uma promessa para o nosso Estado, para o Brasil, e ele vem sendo preparado desde criança. E chegou a hora de nós termos esse orgulho de ver ele despontando da maneira que planejamos. Isso é fruto de muito trabalho, muito treinamento”, relatou o pai.

Elias e o pai, Thiago Santos (Márcio Nagano / O Liberal)

A Gymnasiade é um evento multiesportivo organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), direcionado para estudantes do ensino fundamental e médio.  A expectativa é que, até abril, outros atletas tenham se classificado.

“É de grande importância esse nossos projetos, porque levam os jovens para competições nacionais e, como o Elias, para disputas mundiais. A Gymnasiade é o maior evento escolar do mundo e estamos levando um atleta”, disse o presidente da Federação Paraense do Desporto Escolar (FPDE), Gilson Pereira.

Apesar de muito jovem, Elias já tem uma rotina de treinamento de atleta profissional. Todos os dias, eles acordam às 4h30 da manhã para treinar. Nesse horário, eles conseguem sentir um pouco do frio da madrugada, o que ajuda quando Elias tem competições no sul do Brasil.

Atletismo

Na Gymnasiade, o objetivo principal é ser campeão. Esse é o só o início da jornada em busca do grande sonho, que é ser um campeão olímpico, assim como o ídolo Joaquim Cruz, com quem tem uma relação de amizade. 

“Eu sonho em ser um atleta olímpico, um campeão, igual o meu ídolo Joaquim Cruz, que é meu amigo. Eu liguei antes da corrida, ele falou que já tinha ganhado essa competição. Então, para mim é muito gratificante ganhar uma disputa que o meu ídolo já ganhou”, finalizou Elias Santos.

(Aila Beatriz Inete, estagiária, sob supervisão de Pedro Cruz, coordenador do Núcleo de Esportes)

Mais Esportes
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES