CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Festival Paralímpico promove atividades esportivas para crianças paraenses

Evento acontece nos campus III da UEPA com presença de 150 menores

Braz Chucre
fonte

Belém, Marabá e Parauapebas estão na rota das cidades brasileiras que receberão a segunda edição do Festival Paralímpico. O evento, que será realizado neste sábado (21), celebra o 'Dia do Atleta Paralímpico' festejado no dia seguinte. O CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) comemora a data promovendo o festival para crianças com e sem deficiência.

Na capital paraense, o festival será realizado no campus III da Universidade Estadual do Pará/UEPA, na Avenida João Paulo II, em Belém. Podem participar do programa crianças e jovens com faixa etária de 10 a 17 anos com e sem deficiência. Profissionais de Educação Física e voluntários conduzirão a programação em cada núcleo. Entre os esportes disponíveis, estarão: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

A programação oferece três modalidades por sede, com duração de 3h, das 8h30 às 11h30. Em Belém, o festival, sob a coordenação do NEL (Núcleo de Esporte e Lazer) tem como orientadora Conceição Felgueiras, 60 anos, que comenta as modalidades de vôlei sentado, tênis de mesa e futebol PC (antigo futebol de sete) para as crianças da capital.

Conceição acrescenta que cerca de 150 crianças, de várias escolas, estão selecionadas para participarem do festival. "Todas crianças selecionadas participam do circuito dos jogos. Isso chamamos de circuito lúdico. Ela sai de uma modalidade e vai para outra", disse.

Todos os materiais que serão usados para a realização das atividades foram confeccionados pelos profissionais que trabalharão no evento. Nenhum equipamento esportivo oficial será utilizado. Na prática do goalball, por exemplo, alguns professores envolveram as bolas com plástico para substituir os guizos e façam barulho. Já na bocha, as bolinhas foram elaboradas com meias.

Na primeira edição, realizada em 2018, mais de 10 mil pessoas estiveram envolvidas nas ações do Festival Paralímpico, sendo 7 mil crianças, em 48 cidades. Este ano o numero de cidades subiu para 72 e aguarda mais de 15 mil crianças participantes.

Presença

Os medalhistas brasileiros no Parapan de Lima, no Peru, marcam presença nas suas respectivas cidades. Em Belém, segundo Conceição Felgueiras, o nome do atleta paralímpico será surpresa. " O CPB não nos disse quem vem, mas garantiu que sera uma surpresa", afirmou.

 

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES