MENU

BUSCA

De olho na Paralimpíada, paraenses conquistam medalhas em Grand Prix de Judô no Cazaquistão

Thiego Marques e Larissa Oliveira conquistaram as medalhas de prata e bronze, respectivamente

Aila Beatriz Inete

Dois paraenses conquistaram medalhas no Grand Prix de Nur-Sltan, que ocorreu no último final de semana, no Cazaquistão. Com a Seleção Brasileira, Thiego Marques ficou com a medalha de prata na categoria - 60kg/J2 (atletas que conseguem definir imagens), enquanto que a paratleta Larissa Oliveira conquistou o bronze na divisão dos 57 kg/J1 (para cegos totais).

“Para mim, foi uma honra levar o nome da minha cidade Parauapebas, do nosso estado e país para o topo do mundo. Fiz lutas muito duras, de até nove minutos, que é muito no judô, mas conseguir sair com a vitória. Essa competição é muito importante para a gente se manter no ranking mundial. Hoje, sou o segundo melhor do mundo”, declarou Thiego. 

Esta etapa do Cazaquistão foi a segunda das três programadas pela Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, sigla em inglês). A primeira competição ocorreu na Turquia, em Antalya, onde Thiego também conquistou medalha. O paraense ficou com o bronze. 

A próxima e última etapa será sediada em São Paulo, entre os dias 2 e 3 de julho. O Grand Prix é um dos principais torneios que contam pontos para a classificação para as Paralimpíadas de Paris 2024. Com isso, os dois paraenses estão bem colocados na briga por uma vaga.

Larissa com a medalha de bronze na divisão dos 57 kg/J1 (Divulgação)

“Precisamos dessas competições, estar no topo dessas listas para podermos ir para as Paralimpíadas de 2024. [Em São Paulo] esperamos estar no lugar mais alto no pódio, com a medalha de ouro”, declarou o paraense. 

Ao todo, a delegação do Brasil conquistou 12 medalhas, cinco de ouro, três de prata e quatro de bronze. 

(Aila Beatriz Inete, estagiária, sob supervisão de Fábio Will, repórter do Núcleo de Esportes)

Mais Esportes