CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pará pode ganhar vaga extra na Copa do Brasil caso Remo confirme acesso à Série A

Caso o acesso azulino seja confirmado, o futebol paraense pode ganhar um novo representante que se somará aos outros cinco clubes já garantidos

O Liberal
fonte

A Federação Paraense de Futebol (FPF) consultou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre a possibilidade de o Pará ganhar uma vaga extra na Copa do Brasil de 2026, caso o Clube do Remo confirme o acesso à Série A nesta temporada. O pedido tem base na nova configuração da competição nacional, que será ampliada de 92 para 126 clubes em 2026 e passará a contar com 128 a partir de 2027.

Atualmente, o Leão já está garantido na Copa do Brasil via Campeonato Paraense, mas, caso suba para a elite do futebol brasileiro, passaria a ocupar uma vaga automática entre os 20 clubes da Série A — entrando diretamente na quinta fase da competição. Com isso, a vaga originalmente conquistada pelo Remo no estadual seria repassada ao Castanhal, quinto colocado na última edição do Parazão.

A consulta feita pela FPF busca confirmar o entendimento de que o acesso de um clube já classificado pelo estadual abriria uma nova vaga para o Estado, ampliando a representatividade paraense no torneio. Caso a CBF confirme a interpretação, o Pará passaria a ter seis representantes na Copa do Brasil de 2026.

VEJA MAIS

image Sorteio define mandos de campo das semifinais Copa do Brasil

image Copa do Brasil terá 126 clubes em 2026; Pará vai ficar com cinco vagas
Mudança no calendário da CBF altera critérios de classificação e amplia participação. Além de Remo e Paysandu, veja os cotados para representar o Pará

image CBF lança calendário esportivo, confirma retorno da Copa Norte e mudanças nas Séries C e D
Copa Verde será dividida em duas "competições" e segue com vaga apenas para a Copa do Brasil, que passou por modificações significativas

Além de Remo e Castanhal, o Estado já conta com outras quatro equipes com presença garantida: Paysandu, que entra pela conquista da Copa Verde; Águia de Marabá, Tuna Luso e Bragantino-PA, classificados pelo desempenho no Campeonato Paraense.

A mudança ocorre em meio à reformulação estrutural da Copa do Brasil, que terá o maior número de clubes da história. O novo formato amplia a participação das federações estaduais, seguindo o Ranking Nacional de Federações (RNF) e os critérios de classificação definidos pela CBF:

  • Critério 1: 20 vagas para clubes da Série A de 2026;
  • Critério 2: quatro vagas para campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série C e Série D;
  • Critério 3: 102 vagas distribuídas entre as federações estaduais conforme o RNF.

A definição oficial da CBF deve ocorrer após o encerramento da Série B, quando estarão confirmadas as equipes que disputarão a elite do Brasileirão em 2026. Até lá, a torcida azulina segue na expectativa por um desfecho de temporada que o clube não experimenta há pelo menos três decada: o retorno à Série A do Brasileirão. 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES