Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

No dia 12 de julho, há 42 anos, Pelé era eleito o Atleta do Século; relembre o momento

O atleta foi eleito por uma votação entre jornalistas da área esportiva da época e ganhou com 178 pontos, ultrapassando o adversário americano, Jesse Owens

Juliana Maia

Há 42 anos, em 1980, o ex-jogador de futebol Edson Nascimento, conhecido como Pelé, era eleito mundialmente como o Atleta do Século, em votação divulgada pelo jornal francês L’Equipe. Durante a carreira, além deste, Pelé também conquistou outros diversos prêmios, como o "FIFA 100 Melhores Futebolistas Vivos", em 2004 o “Prêmio de Honra Bola de Ouro”, em 2014, ambos pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA).

VEJA MAIS

Pelé recebe alta após passar dois dias internado para uma bateria de exames
'Rei do futebol' está em tratamento contra um câncer do colón; boletim médico afirma que o ex-jogador está 'em condições clínicas boas e estáveis'

Pelé publica foto nas redes sociais e desmente boato de morte: 'não acham que eu estou bonitão?'
Em setembro, o Rei do futebol descobriu um tumor no cólon

Pelé recebe alta do hospital, deixa o Albert Einstein e posta foto após um mês internado
O Rei do Futebol saiu do hospital e seguirá em quimioterapia após a retirada do tumor no intestino

Pelé foi eleito no dia 12 de julho após ultrapassar, por nove pontos de diferença, o americano Jesse Owens na disputa pelo título. O ex-jogador brasileiro somou 178 pontos, Owens ficou com 169 e o ciclista belga Eddy Merchx garantiu a terceira posição com 99 pontos.

O ex-jogador recebeu o prêmio no dia 15 de Maio de 1981, no ano seguinte, no estádio Parc Des Princes, onde iria ocorrer o jogo entre Brasil e França, em Paris. Após a cerimônia, a partida iniciou e o time de futebol do Brasil venceu a França por 3 a 1. O troféu recebido por Pelé era uma estátua simulando um futebolista nu, com os braços para cima, como se estivesse comemorando uma vitória.

Na ocasião, estavam com Pelé, o embaixador do Brasil na França, Luís Silva, e o jornalista e diretor do jornal francês L’Equipe, Jacques Goddet. O público que aguardava o jogo no estádio Parc Des Princes, aplaudia e gritava o nome do atleta, que percorreu todo o estádio e ficou bastante emocionado com a recepção das pessoas

Pelé comemorando o prêmio ao lado do diretor do "Jornal L'Equipe", Jacques Goddet e do Embaixador do Brasil na França, Luís Silva (Reprodução / Blog Pelé The Best)

 

O título de Atleta do Século tornou o ex-jogador um dos assuntos mais comentados pela imprensa internacional. Nos anos 80, Pelé virou capa de diversos artigos esportivos e passou a dar muitas entrevistas para emissoras francesas e de outros lugares do mundo todo.

(Estagiária Juliana Maia, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

 

Futebol
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES