CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Metropolitano-SC lança uniforme em homenagem ao Pará e destaca presença de migrantes na cidade

O estado do Norte ocupa atualmente o quarto lugar entre os de origem dos migrantes em SC, atrás apenas de Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo

O Liberal
fonte

O Metropolitano, clube de Blumenau (SC) que disputará a Série B do Campeonato Catarinense em 2025, apresentou nesta segunda-feira (19) um novo uniforme de goleiro, com referências ao estado do Pará. A camisa, na cor vermelha com uma faixa branca diagonal e uma estrela azul, foi criada como forma de reconhecimento à comunidade paraense residente na cidade.

A ação faz parte da campanha “Somos todos (i)migrantes”, que busca valorizar as diversas origens culturais que compõem a população de Blumenau. A proposta inclui tanto os imigrantes europeus, especialmente alemães, que chegaram ao município em meados do século XIX, quanto os migrantes mais recentes, como os paraenses, que passaram a ocupar espaço na cidade nos últimos anos.

Segundo o presidente do clube, Ronei Schultze, a iniciativa visa destacar a contribuição de diferentes grupos que ajudaram a construir a identidade local. "Foram os imigrantes de 1850 que iniciaram a formação da Colônia Blumenau e impulsionaram o desenvolvimento econômico, especialmente na área têxtil. Hoje, novos migrantes continuam esse processo ao buscar melhores condições de vida aqui", afirmou Schultze.

VEJA MAIS

image Em homenagem às aves da Amazônia, Paysandu apresenta camisas dos goleiros para a temporada
Mantos foram inspirados em pássaros da região amazônica

image Em homenagem à COP30, Remo lança terceiro uniforme da temporada 2025
Camisa tem detalhes em verde nas mangas e traz elementos que simbolizam a Amazônia. 

image Time da Costa Rica faz camisa em homenagem a Pelé e usa ex-Remo como garoto-propaganda; vídeo
Zagueiro de 31 anos foi o responsável por apresentar o novo terceiro uniforme da equipe.

O dirigente destacou que a cultura paraense já é muito presente no cotidiano da cidade. "É comum ver camisas de clubes como Paysandu, Remo e até Tuna Luso pelas ruas. Isso mostra a ligação forte dos paraenses com o esporte."

Presença paraense marcante

Dados recentes do IBGE indicam que 2,5% dos nascimentos registrados em Santa Catarina são de mães naturais do Pará. O estado do Norte ocupa atualmente o quarto lugar entre os de origem dos migrantes em SC, atrás apenas de Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Um levantamento da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) reforça que os fluxos migratórios de outros estados, como o Pará, têm sido fundamentais para a manutenção da mão de obra local.

O uniforme tem valor de R$ 179,90 e pode ser adquirido por moradores de outros estados por meio de encomenda, diretamente pelo perfil oficial do clube no Instagram: @ca_metropolitano.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES