CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Em reunião, oito clubes assinam documento para a criação da Liga de Futebol Brasileiro

Ao todo, 23 representantes de times da Série A e B estiveram no encontro. Na próxima semana, haverá uma nova reunião

Aila Beatriz Inete
fonte

A Liga do Futebol Brasileiro (LIBRA) ganha novos capítulos e chances de ser uma realidade aqui no país. Nesta terça-feira (03), uma reunião foi realizada em São Paulo para discutir assuntos sobre a criação da nova entidade. Neste encontro, oito clubes assinaram um documento que visa a formação da organização. 

Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo , o Cruzeiro, que está na Série B, e a Ponte Preta assinaram o documento. Agora, uma nova reunião com os 40 clubes da Série A e B do Brasileirão vai ocorrer na quinta-feira (12), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. 

VEJA MAIS

image Seis clubes do Brasileirão se reúnem para criação de liga independente, diz site
Os demais integrantes da elite do futebol nacional não participarão do grupo neste primeiro momento.

image Após postura agressiva de Jean Carlos, árbitra fala sobre o caso: 'Não cabe mais no meio do futebol'
Deborah Cecília, que foi a primeira mulher a apitar uma final do Campeonato Pernambucano, relatou que sofreu tentativa de agressão por parte do jogador e disse que espera que ele seja punido

image Árbitro leva dois tiros durante intervalo de jogo na Argentina; saiba mais
Segundo a polícia, o autor dos disparos fugiu do local em uma moto; a vítima está internada na UTI e corre risco de vida

Os principais interessados na criação da Libra, é o grupo formado pelo Flamengo, Bragantino, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. Os principais investidores da liga são, até o momento, a empresa Codajas Sports Kapital e o banco BTG.

Ao todo, 23 representantes de clubes estiveram presentes na reunião, sendo 18 da Série A e cinco da segunda divisão. 

Apesar das chances reais para a criação da Liga, alguns clubes não estão satisfeitos com algumas cláusulas do bloco dos cinco times paulista e do Flamengo. O presidente do Athletico-PR, Mário Celso Petraglia, disse que a reunião foi marcada de surpresa e ainda vai conversar com o seu bloco para decidirem sobre a organização. 

“O Athletico vai ouvir o seu Conselho e, se estiver de acordo com os nossos princípios, assinaremos, desde que fique claro que a fundação será dos 20 [clubes]. E não iremos a reboque dos seis (Flamengo, Bragantino, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo). O que nós queremos é dividir melhor e não o Flamengo ter 70 vezes o valor do Athletico-PR em pay-per-view. Agora eles precisam dos outros 18 para fazer um produto que é o Campeonato Brasileiro. E querem ficar, como sempre, com tudo”, disse Mário Celso Petraglia. 

Uma das principais divergências entre os clubes é na divisão dos contratos de TV. A empresa Codajas sugere que seja de 40% dos valores fixos, 30% variável pela performance dentro de campo e mais 30% pela audiência. O bloco “Forte Futebol'', que foi criado por dez clubes “emergentes” da Série A, prefere que o sejam 50%, 25% e 25%. 

Esses detalhes devem ser acertados na próxima reunião. O presidente do Santos, Andrés Rueda, está confiante que, depois do encontro, a Libra será criada

“Os 40 clubes são a favor da criação da liga. Agora é só acertar as arestas e dia 12, com certeza, será uma grande festa na CBF”, declarou o dirigente.

(Aila Beatriz Inete, estagiária, sob supervisão de Pedro Cruz, coordenador do Núcleo de Esportes)

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES