CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Copa do Mundo 2022: nos pênaltis, Argentina vence França e é tricampeã mundial

Com show de Messi e Mbappé no tempo regulamentar, partida termina empatada em 3 a 3, mas 'hermanos' superam franceses nas penalidades

Pedro Cruz
fonte

A Argentina venceu a França nos pênaltis por 4 a 2 e foi campeã da Copa do Mundo 2022 depois do empate em 3 a 3 no tempo regulamentar. Os gols foram marcados por Messi (2x) e Di María - Mbappé descontou três vezes para os franceses. A decisão do Mundial foi disputada neste domingo (18) no Estádio Lusail, no Catar. Assim, os “Albicelestes” se tornaram tricampeões mundiais, repetindo os feitos de 1978, na própria Argentina, e 1986, no México.

• Baixe o pôster original de O Liberal sobre Lionel Messi

 

 

VEJA MAIS

image Copa do Mundo 2022: conquista da Argentina empolga a torcida dos 'hermanos' em Belém
Paraenses vibram com a final eletrizante, decida nos pênaltis por argentinos e franceses

image Copa do Mundo 2022: Veja a cerimônia de encerramento e pré-jogo na final entre Argentina e França
Confira as imagens do pré-jogo entre Argentina e França que decide a campeã do Mundial

O grande nome do jogo foi o craque Lionel Messi. Aos 35 anos, ele abriu o caminho da vitória argentina marcando de pênalti, aos 22 minutos da etapa inicial. O atacante concluiu sua trajetória em Copas do Mundo, enfim, com o cobiçado troféu da FIFA e encerrou o jejum de 36 anos da seleção.

image Di María brilhou no jogo e marcou um dos gols da vitória hermana (Tarso Sarraf / O Liberal)

Veja a galeria de fotos do jogo entre Argentina e França

Argentina x França - Jogo final da Copa do Mundo 2022

Avalanche argentina

A partida teve amplo domínio da equipe sul-americana. A decisão da Copa já começou com um desempenho avassalador do time alviceleste. O primeiro lance de perigo ocorreu aos 7 minutos, com finalização do volante De Paul, um dos melhores em campo. No minuto seguinte, Romero fez falta dura no goleiro Lloris, que quase tirou o francês do jogo. O camisa 1 permaneceu em campo mesmo com dores na região da costela.

. Veja como foi a partida lance a lance

Com grande volume de jogo e deixando a seleção francesa completamente acuada, a Argentina logo abriu o placar. Porém, em um lance polêmico. Ángel Di María tropeçou na área, o árbitro viu pênalti e apontou para a marca da cal. O VAR ratificou a decisão do juiz. Na cobrança, Messi deslocou Lloris: 1 a 0.

image Messi marcou o primeiro do jogo cobrando pênalti (Tarso Sarraf / O Liberal)

Atrás no placar, a França não conseguia sair para o jogo. O time europeu se viu completamente envolvido pelos argentinos. Em rápido contra-ataque aos 35, Messi abriu Mac Allister na direita, que cruzou na medida para Di María, livre, ampliar: 2 a 0. O primeiro tempo terminou sem finalizações a gol da França.

Retomada dos Bleus

O time celeste ainda entrou melhor no segundo tempo, mas o domínio não era mais absoluto. Os franceses foram ganhando corpo, mesmo com dificuldades de forçar defesas a Emiliano Martínez. A saída de Di María do jogo, substituído por Acuña aos 18, colaborou para a remontada francesa, que melhorou o desempenho pelos lados do campo. 

image Torcedor paraense aborda experiência na Copa do Mundo 2022, no Catar: 'Houve muita tolerância’
Mauro José Mendes acompanhou três jogos da Seleção Brasileira e revelou curiosidades sobre preços e alimentação no país

image Quem ganhou o terceiro lugar da Copa? Croácia vence o Marrocos e sobe ao pódio no Catar
Marrocos conseguiu um empate rapidamente após o 1º gol da Croácia mas depois não conseguiu reverter o placar

E um novo pênalti mudou os rumos da partida. Desta vez, Otamendi dividiu com Kolo Mouani, que caiu na área. O árbitro polonês Szymon Marciniak viu falta. Mbappé bateu forte e diminuiu: 2 a 1. 

image Mbappé fez três gols para a França na final do Mundial (Tarso Sarraf / O Liberal)

Nem dois minutos depois, outra grande jogada do craque francês, que mandou uma bomba da entrada da área, sem chances para o goleiro Martínez: 2 a 2. A reta final da segunda etapa foi emocionante, mas o duelo seguiu empatado e foi para a prorrogação.

Tempo extra

Tudo mudou na prorrogação. Até houve equilíbrio quanto à posse de bola, mas a França era muito mais perigosa: pressionavam a saída de bola, sufocavam os argentinos, que, quando tinham a bola, mal conseguiam passar do meio de campo. Mas tudo quase mudou quando Lautaro invadiu a área no último lance do primeiro tempo extra. O chute, porém, foi para fora.

Messi entra para a história

Faltando dez minutos para o fim da prorrogação, Messi mais uma vez mostrou porque é craque. Lautaro chutou forte, Lloris rebateu e o camisa 10 aproveitou sobra de bola na área para recolocar a Argentina na frente: 3 a 2. O gol foi o 13º de Lionel Messi em Copas do Mundo, superando a marca de Pelé, que tem 12. Klose (16), Ronaldo Fenômeno (15) e Gerd Müller (14) ainda têm mais que o ídolo celeste.

Mbappé gigante

Se Lionel superou Pelé, Mbappé terminou a Copa pela segunda vez como artilheiro. Foram 8 gols só na edição do Catar, além de ser o primeiro jogador na história a marcar três gols em uma final de Mundial.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Copa do Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES