Atletas paraenses são barrados de participar de competição em Portugal e cobram explicações

Equipe paraense conta que todos os brasileiros tiveram sua participação cancelada, mas sem comunicado oficial do campeonato

Lucas Costa
fonte

Atletas do judô paraense foram pegos de surpresa durante a viagem para participar da Taça Internacional Kiyoshi Kobayashi, em Portugal. Os judocas Rafael Ribeiro, Geraldo Costa, Paulo Victor e Luana Gouveia, todos do Instituto Federal do Pará (IFPA); descobriram que atletas brasileiros foram barrados de participar do torneio, mas só receberam a notícia quando já estavam no continente europeu.

Em conversa com a reportagem de O Liberal, Rafael Ribeiro contou que os atletas receberam a notícia do indeferimento de suas inscrições por terceiros, e então foram atrás de esclarecimentos com a organização do evento. Segundo Rafael, depois de muitos e-mails enviados, os atletas receberam apenas uma resposta simples, dizendo que a participação deles havia sido cancelada, sem explicar a motivação.

“Ficamos sabendo através de amigos e através de professores de amigos que os brasileiros não poderiam lutar na competição. Achávamos que eram para os brasileiros que moram aqui [em Portugal], mas acabou sendo para todos”, disse Rafael.

A equipe gravou um vídeo explicando a situação em Portugal:

A equipe paraense está em Lisboa desde terça-feira, 21, para treinar para o então torneio marcado para este sábado, 25. Rafael disse que desde a chegada, os atletas têm treinado em Sintra, onde foram muito bem recebidos. O torneio é realizado em Coimbra, e depois da notícia de que não poderiam participar, os atletas resolveram nem fazer a viagem.

Rafael diz que o sentimento é de frustração. Ele e equipe receberam patrocínio para viajar ao torneio, assim como apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A notícia sobre a proibição de participação de brasileiros no torneio pegou todos de surpresa, e acabou afetando até mesmo brasileiros que participaram da competição representando clubes portugueses.

Tanto o site quanto redes sociais da Federação Portuguesa de Judo, responsável pelo torneio, não fez nenhuma menção ao cancelamento da participação de brasileiros na competição, e tem feito a cobertura do evento de forma normal.

Rafael já lutou na mesma competição em 2016, e saiu campeão. Sobre o sentimento de frustração, ele destaca ainda que muitos atletas brasileiros tinham chance de medalha, visto que o esporte tem grande difusão no país. A equipe paraense segue em Portugal até a próxima quinta-feira, para continuar treinando para competições futuras. Rafael disse que os atletas já estão tomando providências quanto ao prejuízo causado pelo torneio.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES