Eleições 2022: famosos do meio midiático paraense tentaram vagas nos cargos políticos; veja quem
Seguindo a tendência nacional, influenciadores digitais, jogadores de futebol e jornalistas entraram na disputa eleitoral
Seguindo a tendência nacional, famosos como influenciadores digitais, jogadores de futebol e jornalistas, de expressão no meio midiático paraense, entraram na disputa a uma vaga para os cargos políticos nas eleições 2022, que ocorreram no último domingo (2). Entre estreantes, vereadores que procuraram migrar das câmaras municipais e ex-políticos que tentam voltar ao cenário, apenas um conseguiu se eleger. Confira!
VEJA MAIS
Bob Fllay
O humorista e youtuber paraense Bob Fllay é o único famoso da lista a ter êxito nas pretensões políticas. Eleito deputado estadual com 48.452 votos pelo PTB, o influencer deixa a Câmara Municipal de Ananindeua, onde se elegeu como o segundo vereador mais votado do município em 2020, com 4.798 votos nas eleições.
Ursula Vidal
Natural de Recife (PE), a jornalista e ex-apresentadora Ursula Vidal já se candidatou aos cargos de deputada estadual, prefeita de Belém e senadora em eleições anteriores. Secretaria de Cultura do Governo Helder Barbalho desde o início da gestão, a comunicadora pediu exoneração do cargo para tentar uma vaga na Câmara dos Deputados, mas não foi eleita, mas conquistou 29.655 votos pelo MDB.
Goleiro Vinícius
Dividindo a rotina de jogador e vereador de Belém, o goleiro do Remo, Vinícius, ex-Flamengo, foi eleito em 2020 com 6.977 votos, sendo o 12º candidato mais votado à câmara municipal. Mas o goiano não teve o mesmo sucesso em 2022. Candidato ao cargo de deputado federal pelo Republicanos, o jogador teve 17.970 votos e não se elegeu para fazer parte da bancada paraense na Câmara dos Deputados, composta por 17 cadeiras.
Noelle Araújo
Estreante na política, a influenciadora digital Noelle Araújo também pleiteou uma vaga na Câmara dos Deputados. A campanha da paraense ocorreu, principalmente, na internet, já que ela está grávida e não pôde ir às ruas. Com propostas voltadas para temas como empreendedorismo, linha de crédito para motoristas de aplicativo e mães, Noelle obteve 13.772 votos pelo PP, mas não se elegeu.
Zé Augusto
Ex-atacante do Paysandu, o maranhense Zé Augusto é considerado como o “maior artilheiro do século XXI” do Bicolor com 90 gols marcados. Em 2022, concorreu a uma vaga de deputado federal pelo Podemos. Ele ficou com 6.336 de votos, não sendo suficiente para se eleger.
Gordinho Maniçoba
Fenômeno nas redes sociais, o humorista e influencer Gordinho Maniçoba tentou repetir o sucesso da web nas urnas, mas não obteve êxito. Jovem da periferia de Belém e com deficiência, o influenciador digital se candidatou ao cargo de deputado federal pelo MDB e conseguiu 1.905 votos.
Robgol
Outro ídolo da torcida do Paysandu, Robgol já foi deputado estadual por um mandato em 2006. Este ano, o ex-atacante paraibano tentou uma vaga como deputado federal pelo PSD, porém levou apenas 1.184 votos e não conseguiu se eleger.
Francielle Neriah
Outra influenciadora digital tentou uma vaga na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), sem sucesso. Francielle Neriah é mulher trans e ativista da causa LGBTQIA+. Estreante na disputa política, obteve apenas 506 votos pelo União.
Carla Rovenne
Carla Rovenne virou fenômeno nacional em 2019, após publicar uma foto enaltecendo o esforço de seu então namorado, que pedalava 36 km para ir buscá-la no trabalho. Ela canalizou o sucesso para suas redes, onde soma quase 100 mil seguidores só no Instagram. Mas o mesmo êxito não foi observado nas eleições, já que a "musa da bike", candidata pelo MDB à Alepa, obteve apenas 170 votos.
Relembre a história do 'Casal da Bike'
Palavras-chave