Eleições 2022: veja os deputados estaduais eleitos no Pará

Confira a lista com os 41 eleitos que ocuparão a Alepa

Heloá Canali e Fabrício Queiroz

Com 99,44% das urnas apuradas, o Pará elegeu seus 41 deputados estaduais no primeiro turno das eleições 2022, realizadas neste domingo (2). Os dados foram compilados pelo UOL, a partir da atualização divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

VEJA MAIS

Eleições 2022: veja os deputados federais eleitos no Pará
Vale destacar que, entre os 17 eleitos, nove são do MDB. Em seguida, vem o PL, com três eleitos

Derrotado por Helder, Zequinha Marinho comemora eleição de candidatos do PL e PSC
Ele observou que se mantém como "servo do povo paraense"

Eleições 2022: Lula venceu no Pará? Saiba como foi a votação para presidente no Estado
Ex-pesidente da república, petista conquistou 52% dos votos; Jair Bolsonaro teve 40,41%

De acordo com os dados da apuração, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) contará com 19 novos parlamentares a partir do próximo ano. Do total de 41 deputados estaduais, 35 concorriam à reeleição, no entanto o que se observou foi uma alta taxa de uma renovação de 46,3%.

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o mesmo partido do governador reeleito Hélder Barbalho, terá a maior bancada. A legenda teve um aumento de 30%, conquistando três novas cadeiras no parlamento, passando de 10 para 13 deputados. Também aumentou a bancada no PL, que passou de 1 para 3 deputados. 

O destaque como mais votado foi o deputado estadual Chamonzinho (MDB), que alcançou 108.388 votos, com 99,64% das urnas apuradas. “Nesses mais de vinte anos de vida pública tenho me dedicado a trabalhar e cuidar das pessoas. Minha gratidão a Deus, minha família e a todos esses mais de 108 mil votos de confiança que honrarei com todas as minhas forças e com meu coração. É com esse trabalho, serviço prestado e muita fé em Deus que continuaremos a fazer muito mais pelo Pará!”, declarou o parlamentar em seu perfil.

Além de Chamonzinho, foram reeleitos: Gustavo Seffer, Delegado Nilton Neves, Fábio Figueiras, Luth Rebelo, Antônio Tonheiro, Victor Dias, Chicão, Ângelo Ferrari, Marinho Carmona, Diana Belo, Eraldo Pimenta, Fábio Freitas, Igor Normando, Adriano Coelho, Delegado Toni Cunha, Cilene Couto, Ana Cunha, Thiago Araújo, Dirceu Ten Caten e Carlos Bordalo.

Entre os novos deputados, o mais votado foi Rogério Barra (PL), filho do deputado federal Éder Mauro, que teve 81.795 votos. “Gratidão ao expressivo apoio que eu tive. Gratidão às minhas duas inspirações: uma é meu pai, o delegado Éder Mauro, assim como o capitão Bolsonaro, que puderam me impulsionar dentro desse processo. Queria também estender à toda a população que acreditou nesse projeto e que vai ter com certeza um deputado atuante, que vai lutar pelas bandeiras conservadoras dentro da Alepa”, afirmou o deputado eleito.

Outros novos nomes da Casa são: Lu Ogawa, Bob Flay, Aveilton Souza, Coronel Neil, Iran Lima, Zeca Pirão, Ronie Silva, Paula Titan, Carlos Vinicios, Andreia Xarão, Josué Paiva, Renato Oliveira, Braz, Wescley Tomaz, Erick Monteiro, Elias Santiago, Maria e Lívia Duarte.

Um dado que chama atenção na nova composição da Alepa é a diminuição da representação feminina. Caiu de dez para sete o número de mulheres eleitas, já que a Michele Begot (PSD), Paula Gomes (MDB) e Professora Nilse (PDT) não conseguiram a reeleição. Por outro lado, algumas figuras que já se evidenciavam no cenário político conseguiram êxito, como é o caso da atual vereadora de Belém, Lívia Duarte (PSOL). “Nós conseguimos, gente! Por Marielle, por todas as meninas pretas, por todas mães, por todas que caminharam antes, por todos e todas que sonham com um Brasil melhor”, afirmou.

Veja a lista dos deputados estaduais eleitos:

  1. Chamonzinho (MDB)
  2. Iran Lima (MDB)
  3. Chicão (MDB)
  4. Cilene Couto (PSDB)
  5. Rogério Barra (PL)
  6. Erick Monteiro (PSDB)
  7. Adriano Coelho (PDT)
  8. Gustavo Sefer (PSD)
  9. Igor Normando (PODE)
  10. Dirceu Ten Caten (PT)
  11. Braz (PDT)
  12. Luth Rebelo (PP)
  13. Zeca Pirão (MDB)
  14. Ronie Silva (MDB)
  15. Paula Titan (MDB)
  16. Fábio Freitas (REPU)
  17. Carlos Vinicios (MDB)
  18. Angelo Ferrari (MDB)
  19. Martinho Carmona (MDB)
  20. Antonio Tonheiro
  21. Ana Cunha
  22. Diana Belo (MDB)
  23. Dr. Wanderlan (MDB)
  24. Eraldo Pimenta (MDB)
  25. Thiago Araújo (CIDA)
  26. Bob Fllay (PDT)
  27. Victor Dias (União)
  28. Andreia Xarão (MDB)
  29. Delegado Nilton Neves (PSD)
  30. Lu Ogawa (PP)
  31. Elias Santiago (PT)
  32. Maria (PT)
  33. Wescley Tomaz (PSC)
  34. Josué Paiva (Republicanos)
  35. Fábio Figueiras (PSB)
  36. Bordalo (PT)
  37. Delegado Toni Cunha (PSC)
  38. Lívia Duarte (PSOL)
  39. Renato Oliveira (PODEMOS)
  40. Aveilton Souza (PL)
  41. Coronel Neil (PL)
Política
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA