Três mil famílias de Belém podem receber parabólica digital gratuita; saiba como

Instalação vai acelerar implantação do 5G na capital paraense

O Liberal

Mais de três mil famílias de Belém estão aptas para receberem a instalação de uma antena parabólica digital de maneira gratuita, segundo estimativas da Siga Antenado, entidade que representa um consórcio entre as operadoras Claro, Vivo e Tim.

As empresas foram as vencedoras do leilão do 5G e trabalham para limpar a frequência da banda C, a mesma na qual a nova tecnologia de internet irá funcionar e onde, hoje, é operado sinal parabólico tradicional.

VEJA MAIS 

Tecnologia 5G deve chegar em Belém e outras capitais do Norte em outubro
Manaus, Rio Branco, Porto Velho e Macapá também receberão a tecnologia na mesma data; mudança chega após diversos adiamentos

Belém poderá ativar 5G até o dia 6 de outubro
Conexão mais rápida deve chegar na capital paraense e mais outras 4 cidades da Região Norte na próxima semana

Pesquisa aponta que Belém é a terceira capital que mais usa o tempo livre para assistir TV
Os dados apontam as principais capitais brasileiras, que em 2020 tiveram o maior índice de pessoas utilizando 3 horas ou mais do tempo livre diante da TV, em detrimento de outras atividades

Os novos equipamentos podem ser solicitados por famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal tanto via telefone (0800 729 2404) quanto pelo site www.sigaantenada.com.br.

Quem solicitar o kit com a antena parabólica antes da implantação do 5G em Belém conseguirá marcar a instalação na data que preferir. Após a instalação do 5G, que deve ocorrer entre 6 e 28 de outubro de 2022, haverá ainda um prazo de 90 dias para os pedidos serem feitos.

O sinal das parabólicas tradicionais em breve será interrompido e a vantagem da iniciativa da Siga Antenado é garantir transmissões televisivas digitais de boa qualidade ao mesmo tempo em que acelera a implantação do 5G em Belém.

A avaliação é de Leandro Guerra, diretor-executivo da entidade, que esteve em Belém nesta terça-feira (27) para apresentar a iniciativa.

"É importante as pessoas se anteciparem. Em todo o Brasil, a gente tem tido um acolhimento muito grande. A gente previa uma demanda superior a que estava acontecendo, mas é um processo que está começando. E ele começa pelas capitais e a gente sabe que a grande demanda virá do interior e das áreas rurais, onde se recebe mais sinal por parabólica", afirma.

Gastronomia do Pará em série de TV
ESTREIA -Dois primeiros episódios de “Harmonizando com Cerveja” têm cenas gravadas em vários pontos da capital paraense

TV Educativa do Pará: canal dedicado à educação e ao reforço escolar entra no ar em TV aberta; video
A programação terá mais de 15 horas de aulas, de todas as disciplinas, e ainda programas de culinária, de variedades e videoclipes

Até o fim do ano, as cidades com até 500 mil habitantes devem devem ser alvo do trabalho de limpeza da frequência, que deve seguir de maneira gradativa até janeiro de 2026, quando o foco será as cidades de até 30 mil habitantes.

No total, a Siga Antenado deve investir R$ 6,3 bilhões na implantação do 5G, que incluem seis infovias subfluviais ao longo dos rios da Amazônia nos próximos quatro anos.

Segundo o Ministério da Economia, o investimento deve alavancar R$ 250 bilhões em produtividade para diversos setores até 2035.

Palavras-chave

Economia
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA