Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Restaurantes de Belém estão otimistas com o Dia dos Namorados

Donos de empreendimentos na capital acreditam que atmosfera da data vai durar o final de semana inteiro

O Liberal

Com o Dia dos Namorados chegando, os bares e restaurantes esperam aumento de 50% em vendas, segundo levantamento da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação.

Não é para menos: o cenário de recuperação da pandemia de covid-19 dá fim a dois anos de encontros intimistas e muitas vezes caseiros, que em 2022 devem ser substituídos por jantares especiais a dois.

VEJA MAIS

Paysandu sorteia hora em motel para o Dia dos Namorados em live
Para ganhar o prêmio, o internauta precisava acertar quantos gols a equipe já marcou na temporada 2022.

Concurso Cultural 'Dia dos Namorados'
OLiberal.com vai escolher 05 cantadas inusitadas (e que deram certo) para ganhar um par de ingressos para o cinema. Nada melhor do que comemorar esse dia no escurinho, né!?

Dia dos Namorados aquece o comércio paraense
Quem deixou para o último dia a compra do presente da pessoa amada, encontrou filas nos shoppings de Belém

Dia dos namorados anima lojistas de shoppings de Belém
Expectativa de faturamento é alta após dois anos de lucros tímidos provocados pela pandemia

Com um restaurante de gastronomia francesa recém-aberto no bairro de Nazaré, Fauzy Gorayeb lembra que a data é a segunda mais importante para o setor, atrás somente do dia das mães, e basta uma volta pela cidade no dia 12 de junho para atestar o intenso movimento em Belém na data.

Como conseguir uma mesa costuma ser difícil para quem esquece de fazer reservas para a data, o empresário definiu uma estratégia.

"Em vez de reservamos lugares, vamos trabalhar por demanda com ordem de chegada e com menu especial, abrindo para almoço e jantar, fazendo com o que muita gente que não conseguiu reserva em outros lugares venha nos prestigiar. Procuramos oferecer combos de entrada, prato principal e sobremesa. Com isso facilitamos a escolha do cliente, otimizamos o trabalho da cozinha e ainda aumentamos o tíquete médio consideravelmente em relação a um dia de movimento convencional", conta ele, que está otimista.

De acordo com pesquisa da MindMiners encomendada pelo Grupo Globo, 72% dos brasileiros pretendem comemorar a data este ano, um aumento de 14% em relação a 2021, com destaque para as refeições fora de casa.

Já segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, a data deve movimentar R$18 bilhões em 2022, com 39% deste total correspondentes ao setor de bares e restaurantes. 

72% dos brasileiros pretendem comemorar Dia dos Namorados (Divulgação)

Rogério Perdiz, diretor executivo de um restaurante no bairro do Reduto, já está com ações comerciais, promoções e brindes a todo vapor, que variam entre preços especiais para vinhos e espumantes e até cestas personalizadas. O objetivo é estender a atmosfera da data para além do domingo (12).

"Estamos num momento que a situação está controlada e isso fará com que todos aproveitem a data. Apostamos em promoções, descontos e produtos diferenciados para os nossos clientes. Estamos otimistas que vamos ter um Dia dos Namorados muito melhor do que o do ano passado porque iremos proporcionar uma experiência completa", diz ele, que já vai deixar a decoração do restaurante bem romântica desde a sexta-feira (10), com música ao vivo e até uma sobremesa gratuita para os casais. 

Proprietário de um restaurante no bairro da Cidade Velha, Luciano Marques estava com saudades de ver a casa cheia no Dia dos Namorados. O local já está aceitando reservas e conta que 30% das mesas disponíveis já tem dono. Ele acredita, porém, que boa parte do movimento deve se concentrar no sábado (11).

"Acho que é um dia mais confortável para quem quer beber um pouco mais, sem a preocupação de trabalhar no outro dia. Mas torço para termos um fluxo bom nos dois dias. Já temos os clientes que conhecem e gostam daqui, então muitos casais já vieram em outros anos e vão voltar agora que a vida está voltando ao normal", conta. 

Casais devem estar atentos a promoções e reservas

As compras, presentes e jantar de Dia dos Namorados merecem atenção redobrada dos consumidores. Segundo a advogada Gabriela Cohen, é muito importante que os clientes se certifiquem das compras e reservas para evitar dores de cabeça em meio ao dia especial.

"Se possível, a dica é que as reservas sejam feitas por meio de aplicativos de mensagem, para que fiquem registradas todas as regras que vão valer neste dia, desde a reserva até promoções de pratos, se o restaurante vai cobrar couvert artístico. Os principais problemas que a gente encontra nessas datas em relação aos restaurantes é de que eles não cumprem exatamente as regras colocadas na promoção", alerta ela, que reitera que o mesmo vale para reservas em hotéis e motéis. 

Cohen também lembra que há muitos problemas em relação aos presentes comprados pela internet. "Vemos muitos problemas sobre produtos que não chegam no prazo prometido no momento da compra de quem vai presentear. Ou então o presente não é aquilo que se estava esperando. O consumidor tem direito a arrependimento das compras pela internet. Dentro de sete dias a partir da chegada, ele pode desistir da comprar e devolver. É importante no momento da compra ver se a devolução é custeada pela empresa. Vale lembrar que o valor tem que ser estornado", diz ela, que também recomenda que nas compras presenciais, em lojas físicas, o consumidor deve estar atento para a política de trocas do local.

Economia
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA