Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Empréstimo consignado: Procon Pará orienta consumidores sobre riscos da modalidade

Os clientes devem estar atentos para “armadilhas”, afirma a Diretoria de Proteção

O Liberal

A Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Pará), vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), se manifestou nesta quinta-feira (26) sobre os cuidados que os consumidores devem ter na hora de contratar uma linha de crédito consignado em instituições financeiras.

VEJA MAIS

Governo do Pará amplia prazo de pagamento de empréstimo consignado
Estado também lança linha de microcrédito para quatro categorias

Saiba o que é a antecipação da restituição do imposto de renda e confira as regras
Especialista afirma que adiantamento só vale a pena com taxas abaixo de 2%. Essa antecipação acontece como se fosse um empréstimo consignado, por exemplo, com uma taxa bem menor

Empreendedores podem acessar novo empréstimo da Caixa; saiba como
Crédito vale para pessoas físicas que querem ser empreendedores ou microempreendedores individuais (MEIs)

Em relação aos empréstimos consignados, o Procon Pará recebeu em 2021, 225 denúncias sobre o tema. Em 2022, até esta quinta-feira (26), foram registradas 84 reclamações sobre problemas por conta de empréstimos em operadoras

Para o Procon, as facilidades encontradas atualmente para a obtenção de crédito escondem armadilhas que podem levar o consumidor a acumular dívidas.

“A maior facilidade na obtenção de crédito, aliada a taxas e juros altos, leva o consumidor à inadimplência, transformando o sonho de consumo em uma bola de neve”, detalha o diretor do Procon Pará, Eliandro Kogempa.

De acordo com o diretor, com os limites concedidos hoje, os clientes conseguem pelo menos quadruplicar sua renda nas cinco maiores instituições do país, considerando empréstimos no cheque especial, crédito pessoal e cartão de crédito.

“A facilidade da tomada de empréstimo pré-aprovado, muitas vezes por impulso, pode levar ao endividamento excessivo. Quem usa linhas 'emergenciais', como crédito de longo prazo, corre sérios riscos de se tornar inadimplente. O risco de se tornar uma pessoa endividada é grande, quando os apelos de consumo podem falar mais alto que o bom senso”, disse Kogempa.

O que fazer se encontrar fraude no empréstimo?

Caso o consumidor encontre alguma fraude sobre empréstimo consignado e o cartão de crédito consignado, pode procurar o Procon Pará, por meio do telefone 151, ou pelo e-mail proconatend@procon.pa.gov.br. A Diretoria funciona na Travessa Lomas Valentinas, 1.150, entre Marquês de Herval e Visconde de Inhaúma, no bairro da Pedreira, em Belém.

O site consumidor.gov.br também recebe reclamações sobre o assunto.

Economia
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA