Mães superam desafios e conquistam espaço no mercado por meio do empreendedorismo

A escolha de ser dona do próprio negócio traz independência financeira e possibilidade de crescimento para diversas mulheres

Paula Almeida | Especial para O Liberal

No cenário atual, as mulheres têm se destacado cada vez mais no mundo dos negócios, especialmente as mães empreendedoras que, além de gerenciar suas empresas, enfrentam o desafio diário de conciliar a vida profissional com as responsabilidades familiares. Este é o caso de Rita Assef e Heloisa Sarmenta, duas mulheres que com coragem e determinação, transformaram suas realidades e se tornaram exemplos de superação e sucesso.

Rita Assef iniciou sua trajetória empreendedora aos 15 anos, movida pela necessidade de conquistar sua independência financeira em uma família numerosa. "Comecei a vender aos 15 anos, como éramos muitos filhos, tudo era difícil, e eu queria ter as minhas coisas, independente dos meus pais", relembra Rita. Essa decisão marcou o início de uma jornada que a levou a abrir sua própria loja de artigos femininos, especializada em confecção e acessórios.

image Heloisa com a filha Eloá (Foto: Cláudio Pinheiro | O Liberal)

Conciliar a maternidade com o negócio não foi tarefa fácil. Rita destaca que a necessidade de oferecer uma boa qualidade de vida a filha a impulsionou a se dedicar ainda mais ao trabalho. "A necessidade obriga a fazer tudo pra dar uma qualidade de vida melhor a um filho", afirma. Apesar das dificuldades, ela encontrou equilíbrio entre os dois mundos, sempre com foco no bem-estar de sua família.

Atualmente, Rita enfrenta os desafios do varejo, como a queda nas vendas devido à instabilidade econômica. "Trabalhar com o varejo é um desafio diário, principalmente, saber lidar com a falta da circulação de dinheiro", observa a empreendedora. Mesmo assim, ela mantém sua paixão pelo que faz, ajustando-se às mudanças do mercado e buscando sempre oferecer produtos de qualidade a preços justos.

VEJA MAIS 

image Mães e filhos que trabalham juntos: transformação de vínculo materno em parceria profissional
Entrevistados contam sobre os benefícios de trabalhar com quem se ama

image Mães influenciadoras tem na companhia dos filhos parcerias para a produção de conteúdo
Thay Macedo e Layse Cohen viram na internet a oportunidade de ter uma rotina materna e uma profissão

Heloisa Sarmenta é outro exemplo de mãe empreendedora que, diante das adversidades, encontrou no empreendedorismo uma forma de manter-se no mercado ganhando seu próprio dinheiro. Há oito anos, ela iniciou sua jornada empreendedora com a venda de brigadeiros, atividade que conciliava com os cuidados com seu filho pequeno e com seu lar. "Comecei a empreender há oito anos atrás por uma necessidade e também porque eu não tinha ninguém com quem deixar o meu filho, que hoje já tem oito anos", conta Heloisa.

image Heloisa com a filha Eloá (Cláudio Pinheiro)

Com o tempo, ela expandiu seus negócios, alugando um ponto comercial e, posteriormente, adquirindo-o. Hoje, além de vender brigadeiros, ela também oferece crepes e está iniciando um serviço de café da manhã. "Inclusive, estou até preparando para o dia das mães diversas cestas", revela. Heloisa não limita suas atividades a um único ramo; ela empreende de várias formas, sempre buscando novas oportunidades de negócio.

Ela destaca que, apesar das dificuldades, é possível conciliar as múltiplas funções de mãe, esposa, dona de casa e empresária. "Não é fácil, mas é possível, né? Se você tiver força de vontade e coragem, você chega lá, você consegue alcançar seu objetivo", afirma.

Desafios comuns e superações

A realidade de Rita e Heloisa reflete a de muitas mães empreendedoras no Brasil. Segundo uma pesquisa do Serasa, 81% das mães solteiras já precisaram recorrer a algum tipo de trabalho informal para complementar a renda, especialmente trabalhos com limpeza (38%). Além disso, 90% das casadas ou em união estável entendem que equilibrar as tarefas domésticas e profissionais ainda é um desafio. Esses dados evidenciam as dificuldades enfrentadas pelas mulheres que buscam equilibrar a vida profissional com as responsabilidades familiares.

Apesar dos obstáculos, muitas mães encontram no empreendedorismo uma forma de alcançar a autonomia financeira e realizar seus sonhos. Rita, por exemplo, destaca a importância de se manter atualizada e focada no que está em alta no mercado. "Eu sempre foquei e foco com o que está em alta, fico ligada nas novidades e as trago pra a loja", afirma.

O futuro das mães empreendedoras

O futuro para as mães empreendedoras parece promissor. As entrevistadas, por exemplo, mostraram que com dedicação e coragem é possível alcançar grandes conquistas, ainda que começando com um pequeno negócio.

Rita Assef e Heloisa Akmos são exemplos inspiradores de mães que superaram desafios e conquistaram seu espaço no mundo empresarial. Elas demonstram que, mesmo diante das adversidades, é possível equilibrar a vida profissional com as responsabilidades de der mãe e alcançar o sucesso. Suas histórias reforçam a importância do empreendedorismo feminino e a necessidade de apoio e reconhecimento para que mais mulheres possam trilhar esse caminho e obter, não somente a independência, mas também a completude.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA