CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Governo estuda medidas para reduzir conta de luz

Ideia do Governo é custear parte das tarifas de energia e reduzir o valor cobrado aos consumidores

O Liberal
fonte

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirma que o governo tem estudado medidas para custear parte das tarifas de energia e, dessa forma, contribuir para a redução da conta de luz para os consumidores. Nesta segunda-feira (1º), após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com representantes da Casa Civil, Silveira informou que a pasta de Minas e Energia apresentou três sugestões, sendo que a primeira delas envolve o uso de recursos dos leilões de petróleo da estatal Pré-sal Petróleo SA (PPSA) — que administra a parcela de petróleo e gás a qual a União tem direito nos contratos do pré-sal. 

VEJA MAIS

image Aneel mantém bandeira tarifária verde em abril, sem aumento extra na conta de luz
Bandeira verde, quando não há cobrança adicional, significa que o custo para produzir energia está baixo

image Governo Federal quer reduzir conta de luz com recursos da Eletrobras
MP pretende antecipar repasses à CDE e usar dinheiro de fundos regionais

Ainda segundo Silveira, o ministério também propôs colocar essas despesas no Orçamento da União, retirando esses gastos do limite estabelecido pelo arcabouço fiscal. Outra sugestão prevê equalizar custos entre o mercado livre de energia e o mercado regulado. Atualmente, apenas empresas que tenham consumo de cerca de R$ 10 mil mensais podem acessar o mercado livre de energia, enquanto os demais consumidores são obrigados a comprar das distribuidoras de energia.

Esta foi a primeira de outras reuniões para discutir a questão tarifária. 

image Tarifa Social: quase 8 milhões de famílias não usam o direito a desconto na energia elétrica
Dados divulgados pela Aneel revelam que muitas famílias de baixa renda ainda não garantiram o direito de pagar a conta de luz com descontos

image Tarifas de conta de luz terão redução de até 37%
O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica nesta terça-feira (5)

Para 2024, a projeção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é que a conta de energia cresça em média 5,6% em todo o país. 

O reajuste das tarifas cobradas pelas distribuidoras é definido pela Aneel na data de "aniversário" de concessão. A revisão tarifária da Equatorial Pará, por exemplo, ocorre em agosto. No ano passado, o aumento médio aprovado na conta dos paraenses foi de 11,07%, sendo 9,61% para o consumidor residencial, bem acima da média nacional, que foi de 5,9%. Na ocasião, o aumentou também ficou acima da inflação acumulada nos últimos 12 meses, que foi de 3,53% (INPC/IBGE). 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA