Golpes e fraudes preocupam mais de 90% dos brasileiros durante o Carnaval

Paraenses confirmam o medo e contam as medidas adotadas para evitar problemas na folia

Thaline Silva*
fonte

Curtir o Carnaval está entre os momentos mais aguardados do ano por muitos brasileiros. A expectativa, no entanto, vem acompanhada do medo de golpes e fraudes na época festiva. Uma pesquisa divulgada pela Serasa aponta que 74% dos brasileiros consideram alto ou muito alto o risco de sofrer golpes e fraudes durante o Carnaval, exigindo cuidados extras com a segurança, especialmente financeira, para quem tem planos pra festa.

O levantamento revela ainda que 44% da população afirma se preocupar mais com a segurança nesse período, marcado por grandes aglomerações e intensa movimentação de pessoas. Esse é o caso da estudante paraense Fernanda Ferreira, de 23 anos, que vai viajar para o Rio de Janeiro durante o carnaval. 

VEJA MAIS 

image Golpe da central de banco falsa: o que é, como identificar e o que fazer
Golpistas têm usado links e QR codes indevidos para furtar dinheiro e acessar dados sensíveis de clientes

image Golpes contra idosos: saiba identificar a fraude do falso funcionário do INSS
Criminosos têm se passado por servidores do órgão para enganar vítimas

Para reduzir os riscos, Fernanda conta que adotou uma série de medidas preventivas antes da viagem. “Pretendo desativar a função de compras por aproximação do cartão, ativar o ‘modo rua’ do banco, que permite definir um limite de gastos, usar doleira para guardar os itens essenciais e levar dinheiro em espécie, para evitar usar o celular para fazer Pix na rua, principalmente nos bloquinhos”, afirma.

Segundo ela, os cuidados devem ser redobrados durante a festa. “A gente precisa ter atenção em qualquer lugar, mas no Carnaval isso se intensifica, porque as cidades ficam mais cheias e os ambientes mais movimentados”, destaca.

Riscos aumentam no período carnavalesco

O início do ano costuma concentrar aumento de despesas e maior circulação de pessoas, impulsionados por viagens e festas populares. Esse cenário contribui para o crescimento de golpes e fraudes, conforme aponta pesquisa realizada pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box. De acordo com os dados, 96% dos brasileiros percebem risco de golpes durante o Carnaval.

Entre os 16% que afirmaram já ter sido vítimas de golpes ou fraudes em carnavais anteriores, 80% não conseguiram recuperar nenhum valor perdido. Além do prejuízo financeiro, as consequências emocionais também são relevantes: 55% relataram sentimentos de raiva e indignação, enquanto 34% disseram ter desenvolvido ansiedade ou medo de sair de casa após a experiência.

*Thaline Silva, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Gabi Gutierrez, repórter do núcleo de Política e Economia

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA