Golpe do Renavam: o que é, como os bandidos agem e como evitar ser vítima

A ação criminosa está sendo aplicada em pessoas que desejam vender um veículo na internet

Luciana Carvalho
fonte

Um novo golpe tem sido aplicado na internet em anunciantes de vendas de veículos para roubar os dados dos proprietários e clonar placas a partir do número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), considerado o “RG dos carros”. As informações são do portal UOL. 

Veja como funciona e como se proteger do golpe

O que é Renavam?

É um dos registros que seu automóvel possui e sua sigla significa Registro Nacional de Veículos Automotores. Nele constam todos cadastros do automóvel feitos no Detran.

Porém, existe uma diferença entre o Renavam e o código Renavam. Enquanto o primeiro é o registro do veículo, o código Renavam é composto pelos números que permitem que esses dados sejam encontrados mais facilmente.

Esse código é considerado o número de identidade do automóvel. É por meio dele que as autoridades de trânsito conseguem saber detalhes como ano, cor, chassi, modelo e até mesmo possíveis débitos pendentes como Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Certificado do Registro do Veículo (CRV) e multas, por exemplo.

Com isso, além das características físicas do carro, também é possível saber todo o seu histórico por meio desse código.

VEJA MAIS

image Carro por assinatura: nova modalidade é opção para driblar financiamento e preços altos em Belém
A alternativa pode ser um alívio frente aos altos valores dos veículos e os impostos pagos. Porém, especialista aconselha a colocar prós e contras na ponta do lápis

image IPVA e licenciamento: qual é a diferença; veja o calendário de pagamento
Por mais que os tributos sejam diferentes, os dois precisam ser renovados juntos. Na presença do débito, gera infração de trânsito gravíssima

image Golpe do falso boleto do IPVA: entenda o que é, como se proteger e denunciar
Este golpe já foi identificado em mais de 10 estados e pode ser feito através de redes sociais e até correspondência física

Onde encontrar o número do Renavam?

É possível encontrar o código Renavam no CRV (Certificado de Registro de Veículo) ou no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Por serem documentos parecidos, a numeração aparece no mesmo local. Logo acima do campo “Nome” ou “Nome/Endereço”, você encontrará o campo “CÓD. RENAVAM”.

Como é o Golpe do Renavam?

esquema criminoso começa quando um dos bandidos entra em contato com a pessoa responsável por um anúncio automotivo virtual e, durante a conversa, solicita a placa do veículo e, posteriormente, o número do Renavam, com a justificativa de usar os dados para fazer consultas sobre possíveis pendências e o histórico do carro.

Com as informações em mãos, os criminosos conseguem mais dados do proprietário para aplicar uma infinidade de golpes, além de ser possível clonar o carro com as características obtidas, fazendo com que multas, débitos e demais problemas sejam destinados ao veículo original.

O que fazer para não cair no golpe do Renavam?

Antes de comprar um veículo, realmente é importante saber o número da placa e do Renavam para fazer uma consulta completa sobre histórico de multas, débitos e demais pendências junto a órgãos de trânsito. No entanto, também é preciso ter cuidado ao repassar essas informações a terceiros.

E caso a pessoa que está interessada em adquirir o veículo peça outros dados como número do chassi, é preciso desconfiar imediatamente, pois pode ser um alerta para uma atitude suspeita. O principal meio usado pelos criminosos para esse tipo de golpe é a internet que apesar de facilitar as relações de consumo, também é um prato cheio para a ação de golpistas.

Caso o possível comprador peça o número do Renavam, o vendedor pode fazer a consulta detalhada nos sites dos órgãos de trânsito estaduais e municipais e encaminhar o documento com os dados mais sensíveis ocultos ou censurados, para que seja mantida a segurança e proteção contra ações criminosas.

O que uma pessoa pode fazer com o número do Renavam?

 O código do Renavam guarda todas as informações do veículo, então basicamente qualquer dúvida que você tenha sobre o automóvel pode ser consultada com esse número. Sendo assim, com o número do Renavam você pode: 

  • Fazer a pesquisa de débitos pendentes;
  • Checar se o veículo possui bloqueios judiciais ou administrativos;
  • Investigar a procedência do veículo;
  • Saber se ele já esteve envolvido em acidentes e precisou de reparos;
  • Conferir por quais alterações e modificações o veículo já passou;
  • Se informar sobre irregularidades com a documentação, como licenciamento e CRV
  • Além disso, em caso de blitz ou paradas policiais, ter o Renavam em mãos garante a segurança do motorista e também do veículo.

Uma vez que você já tenha o número do Renavam de um veículo, você já pode efetuar consultas no Detran do seu Estado ou de onde o veículo foi registrado. 

(Luciana Carvalho, estagiária sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de O Liberal.com).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA