Chef paraense Thiago Castanho rejeita 'gourmetização' de produtos da Amazônia

O chef paraense deu entrevista para o site UOL

Bruna Lima
fonte

O chef paraense Thiago Castanho deu uma longa entrevista para o Uol e falou da carreira, dos prós e contras da fama e o que quais os próximos passos que pretende dar. O paraense criticou o que chamou de inversão de valores sobre os produtos naturais da Amazônia. Outra questão colocada pelo cozinheiro é que quando começou a ganhar holofotes conseguiu inaugurar um novo empreendimento, mas ao mesmo tempo em que isso atrai o público, também afasta.

VEJA MAIS

image Thiago Castanho e Deiveson Figueiredo gravam programa na Ilha do Marajó

image 'Acham que o açaí é dos EUA', diz chef paraense Thiago Castanho; entenda a polêmica
O cozinheiro explicou que a descoberta sobre o açaí foi feita em uma reunião de um evento internacional. Internautas reclamaram da fama do fruto amazônico

image Thiago Castanho comanda série documental gastronômica sobre a Amazônia
"Sabores da Floresta", do Canal Futura, estreia no dia 24 de janeiro, às 21h

Um ponto colocado na entrevista é com relação a "gourmetização" dos produtos amazônicos. O chef critica o movimento e diz que ocorre uma inversão de valores, o qual tucupi e jambu proliferaram em cardápios de fino trato do sudeste, "colocados como um luxo, apenas para vender pratos por preços caros", diz.

De acordo com outra reflexão de Castanho, em um primeiro momento o público quer consumir o que está em evidência na mídia, mas depois o público ou uma parte dele acaba se afastando por imaginar que o produto seja caro.

"Quanto mais prêmios você recebe, ao invés de aproximar, te distancia do público. É meio louco, mas sentimos isso. Depois do hype inicial, o restaurante 'bomba' durante um tempo. Mas aos poucos, no dia a dia, quem ainda não conhece o vê como algo caro e distante, o que no nosso caso não era verdade", alega o chef Thiago Castanho.

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA