CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Maurício de Sousa celebra 85 anos com bate papo no Sem Censura

Maurício de Sousa conversa sobre sua trajetória, sobre suas atividades durante a pandemia, sobre as novidades para 2021

Redação Integrada do Grupo Liberal
fonte

"O truque é não ver o tempo passar, não sentir o tempo, a gente se ocupar sempre, ter motivo de ocupação, ter sonhos, ter propostas, ter foco”, revela o quadrinista Maurício de Sousa a respeito de sua saúde e energia aos 85 anos de vida, que completa na terça, dia 27.

“Com isso, a gente esquece da idade, esquece dos números”, completa. A entrevista exclusiva vai ao ar no Sem Censura que a TV Brasil transmite na terça, às 14h.

Maurício de Sousa conversa sobre sua trajetória, sobre suas atividades durante a pandemia, sobre as novidades para 2021 – como o novo filme da Turma da Mônica – e conta como lida com a tecnologia em tempos de quarentena.

"Nos últimos sete meses, eu acho que eu saí de casa uma seis, sete vezes, nem isso”, revela o autor. “E ao mesmo tempo, felizmente, nós temos tecnologia que traz a produção nossa, o trabalho do pessoal no estúdio, que está também fora do estúdio, está em quarentena, traz o trabalho, o desenvolvimento das coisas, as informações.”

Maurício de Sousa tem encantado gerações com a Turma da Mônica, grupo de personagens mirins lançados inicialmente como tira de quadrinho, em 1959, época em que o Maurício trabalhava como repórter policial.

Hoje, além dos gibis – ainda sucesso nas bancas de jornal –, os personagens de Maurício de Sousa protagonizam filmes, livros, álbuns de música e jogos eletrônicos. Já foram traduzidos em 14 idiomas e estão presentes em mais de 40 países.

Há cinco anos, ele lançou sua biografia, mostrando sua trajetória pessoal e profissional. Nascido em Santa Isabel, interior de São Paulo, Mauricio começou como repórter policial na grande imprensa, mas foi só uma forma de entrar nesse mundo e mostrar seu verdadeiro talento: o desenho.

E deu certo. Depois de algum tempo, conseguiu migrar para as HQs e criar personagens que encantam gerações. Alguns deles foram inspirados em amigos, como Cebolinha, outros, como a Mônica, nasceram da observação familiar.

Pai de dez filhos, Mauricio de Sousa se orgulha de ter colocado nas páginas dos gibis personagens moldados em seus herdeiros. Então, veja que filho corresponde a qual personagem da Turma da Mônica:

Mônica
Inspirada em sua filha Mônica, é, sem dúvida, a personagem mais famosa e também a de personalidade mais forte.

Magali
A menina comilona e que adora melancia é inspirada na filha Magali

Maria Cebolinha
A bebê mais fofa é a irmãzinha do Cebolinha e teve como inspiração a filha mais velha, Mariângela

Vanda e Valéria
Personagens da turma teen, as duas são inspiradas nas gêmeas Vanda e Valéria

Do Contra
Irmão do Nimbus, esse aqui é aquele moleque que quer sempre contrariar todo mundo, inspirado no filho Mauricio

Marcelinho
Esse é o mais novo da turma, traz características do filho Mauricio, de gostar de economia

Marina
Personagem foi inspirada pela filha Marina, que trabalha com o pai na área de criação

Nimbus
O garoto é inspirado no filho Mauro, que gosta de temas relacionados a clima, tempo e meteorologia

Professor Spada ou Dr. Spam
Inspirado no outro filho Mauricio, ensina informática para a turminha, mas às vezes é vilão. Infelizmente, Mauricio morreu aos 44 anos, em 2 de maio de 2016

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Televisão
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM TELEVISÃO

MAIS LIDAS EM CULTURA