Secretária de Cultura lança Caderno de Educação Patrimonial nesta quinta-feira (29)

O lançamento dá inicio ao Programa 'Diálogos Sobre o Patrimônio', no Centro Cultural Palacete Faciola

O Liberal
fonte

O Programa "Diálogos Sobre o Patrimônio" vai início nesta quinta-feira (29). A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio do departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Dphac). O evento será marcado também pelo lançamento do Caderno de Educação Patrimonial "O Pará e sua Diversidade Cultural". A ação será às 9h, no Auditório Eneida de Moraes, no Centro Cultural Palacete Faciola. 

A programação inicia com uma mesa-redonda "Gestão e Proteção do Patrimônio Cultural", contando com a participação de diversos profissionais como a professora mestre Claudia Nascimento (UFRR/RR), a doutora Helena Tourinho em representação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, a doutora Rosa Arraes pelo Museu Casa Francisco Bolonha, o doutor Mauro Tavares pelo Cefor/Seduc, e a mestre Rebeca Ribeiro, diretora do Dphac. A mediação será realizada pela jornalista Trisha Guimarães.

A proposta visa oferecer uma atividade formativa sobre o patrimônio paraense, desenvolvida mediante encontros periódicos, com abordagem transdisciplinar e sistema modular, compreendendo palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas.

VEJA MAIS 

image Inscrições para atuação de professores nas Usinas da Paz iniciam hoje (26); veja como participar
O prazo para integrar o Banco de Talentos, lançado pela Seduc, vai até esta quinta-feira (29)

image Estado fortalece acesso à leitura com entrega de mil livros em escolas da Terra Firme
Ao todo, serão disponibilizados mais de 100 mil livros com diversas obras de autores paraenses às escolas do Estado

Serão abordados temas como o papel da educação, do planejamento e gestão urbana na preservação do patrimônio cultural. O Caderno de Educação Patrimonial apresenta de forma didática explicações sobre a origem do patrimônio cultural, suas tipificações, e orientações sobre como a sociedade e o poder público devem agir para reconhecer e preservar cada tipo de patrimônio, além de informar sobre a legislação estadual pertinente e listar os patrimônios do Estado. Ao final, o caderno propõe uma série de atividades inspiradas no Inventário do Patrimônio Cultural Paraense, elaborado pela Secult.

"É fundamental destacar a importância da educação patrimonial no processo de apropriação pela sociedade. Sem ela, nosso trabalho é quase nulo, pois se a própria sociedade não reconhecer de onde veio, não nos auxilia a proteger nosso patrimônio. Esse trabalho é fundamental para todo o processo de valorização histórica que a Secult tem empreendido", destaca Rebeca Ribeiro, diretora do Dphac.

O material do Caderno de Educação Patrimonial circulará pelas escolas estaduais ao longo de 2024, juntamente com uma exposição sobre o mesmo tema.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA