CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Relembre os principais filmes e peças de teatro de Paulo César Pereio, ícone do cinema brasileiro

O ator morreu na tarde deste domingo (12), aos 83 anos, no Rio de Janeiro

O Liberal

O ator Paulo César Pereio morreu na tarde deste domingo (12), aos 83 anos, no Rio de Janeiro. A morte foi confirmada pelo Hospital Casa São Bernardo, onde ele estava internado. Considerado o "ícone do cinema brasileiro", ele atuou em mais de 60 filmes com trabalhos marcantes na TV, teatro e no cinema, onde atuou em mais de 60 filmes

Pereio trabalhou em filmes de cineastas importantes do cinema brasileiro como Glauber Rocha, Hector Babenco, Arnaldo Jabor, Hugo Carvana e Ruy Guerra. Em um trabalho marcante, no documentário "Tá rindo de quê?", sobre o humor na ditadura militar, Pereio falou sobre a dificuldade do ator para driblar a censura.

VEJA MAIS

image Morre ator Paulo César Pereio, ícone do cinema brasileiro, aos 83 anos
Pereio vivia no Retiro dos Artistas desde 2020

Dono de uma voz grave inconfundível e muito utilizada pela publicidade brasileira, Pereio foi um dos grandes nomes do cinema brasileiro entre os anos 1960 e 1980. Ele estreou em 1964 com Os Fuzis, de Ruy Guerra, e foi alçado ao primeiro patamar em 1975, quando venceu o Kikito de Ouro do Festival de Gramado por As Aventuras Amorosas de um Padeiro.

Impulsionado pelo cinema novo, Pereio trabalhou fez participações marcantes em filmes como A Lira do Delírio, de Walter Lima Júnior; Chuvas de Verão, de Cacá Diegues; Bang Bang, de Andrea Tonacci; Lúcio Flávio, O Passageiro da Agonia, de Hector Babenco; Rio Babilônia, de Neville de Almeida; e Toda Nudez Será Castigada, de Arnaldo Jabor.

Ele também teve uma carreira na televisão, atuando em novelas como Roque Santeiro, Anos Dourados e A Viagem. Paulo César também participou das séries Carga Pesada e Magnífica 70 nos anos 2000 e 2010. No teatro, marcou gerações em montagens de Esperando Godot, em 1958, e Roda Viva, em 1968.

O óbito do artista foi confirmado por Stepan Nercessian, amigo do ator e presidente do Retiro dos Artistas, onde Pereio vivia desde 2020. Nascido em Alegrete, no Rio Grande do Sul, em 19 de outubro de 1940, Pereio iniciou sua vida artística.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA