'Puraké – O Chamado das Águas' une danças urbanas e folclore amazônico com entrada gratuita
Montagem da Cia Khaos une danças urbanas, elementos folclóricos e reflexão sobre a relação entre ser humano e natureza
O espetáculo “Puraké – O Chamado das Águas”, da Companhia Khaos, será apresentado no Teatro Gasômetro no dia 19 de abril, às 19h, com entrada franca. A produção consiste em uma releitura da lenda amazônica do peixe elétrico Poraquê, utilizando o mito como representação de força e transformação. A montagem estabelece um diálogo entre o folclore regional e elementos contemporâneos para estruturar sua proposta cênica.
Ambientada em Araporã, um território fictício inspirado na mítica cidade amazônica de Ratanabá, a montagem retrata a convivência entre dois grupos: coletores e caçadores. No centro da trama, um guerreiro movido pela ambição decide dominar os elementos da natureza: fogo, água, terra e ar, e enfrenta entidades simbólicas como Curupira, Iara e Mapinguari. A jornada revela os limites da intervenção humana diante das forças naturais e conduz o personagem a uma transformação profunda.
VEJA MAIS
Com duração de duas horas, o espetáculo reúne 18 bailarinos em cena e se organiza em quatro grandes momentos, que somam dez coreografias. A encenação combina linguagens das danças urbanas, como hip-hop, jazz funk, dancehall e vogue, além de inserir trechos de dança contemporânea. A trilha sonora destaca a música eletrônica, o carimbó eletrônico e composições que reforçam a identidade amazônica.
Criada em 2019, a Companhia Khaos construiu trajetória voltada à valorização da dança no cenário paraense, com atuação em diferentes estilos e forte diálogo com referências culturais regionais. Em “Puraké”, o grupo reafirma esse compromisso ao levar ao palco uma narrativa que amplia o contato do público com as lendas e tradições da Amazônia.
Embora não assuma caráter de manifesto, o espetáculo estimula reflexão sobre a relação entre humanidade e natureza, ao evidenciar consequências da ambição e da tentativa de domínio sobre o meio ambiente. A proposta artística aposta em uma abordagem poética, capaz de provocar identificação e reconhecimento cultural.
Diretor artístico da montagem, Leandro Garcia destaca o processo criativo e o propósito da obra. “‘Puraké’ nasceu de inquietações que atravessam nosso trabalho há anos. Buscamos criar uma obra que conecte o público às raízes amazônicas por meio de uma linguagem contemporânea, acessível e potente. A dança, nesse contexto, assume papel fundamental na valorização da nossa cultura e na ampliação da visibilidade dos artistas da região.”
Agende-se
Data: domingo, 19/04
Horário: 19h
Local: Teatro Gasômetro. Av. Gov Magalhães Barata, 830.
Entrada franca
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA