Projeto Circular elege conselho consultivo
Ele vai assessorar a coordenação do projeto na solução dos problemas e ações
O Circular acaba de eleger um conselho consultivo. Criado em 2013 para estabelecer uma rede de espaços culturais nos bairros da Campina, do Reduto e da Cidade Velha, o projeto se expandiu no centro histórico de Belém, e, em 2018, recebeu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, um dos mais importantes prêmios nacionais na área do patrimônio e educação patrimonial, concedido pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A decisão de constituir o conselho objetiva organizar de forma mais democrática e representativa as ações desse projeto da sociedade civil organizada.
O processo de eleição envolveu os representantes dos cerca de 40 espaços culturais participantes. Foram eleitos gestores que estão oficialmente na rede do projeto (Mireille Freitas, da Associação Fotoativa, e Makiko Akao, da Kamara Kó Galeria, como titulares, e Vânia Bispo dos Santos, do Espaço Valmir Bispo, como suplente), representantes de ações desenvolvidas (Maria Goretti Tavare, do Roteiros Geo-Turísticos, e Lucas Nassar, do Laboratório da Cidade, como titulares, e Débora Rodrigues, da Associação Amigos de Belém, como suplente) e de colaboradores (a jornalista Adelaide Oliveira e o produtor cultural Fábio Azambuja como titulares, e o engenheiro florestal da Embrapa, Milton Kanashiro, como suplente).
A atual coordenadora do projeto, Tamara Saré, ganha assento permanente no projeto. Ela avalia que, nos últimos anos, o projeto ganhou um formato potencializado, saiu do patamar das edições, entrou no relacionamento interinstitucional e na representação de seguimento cultural e do relacionamento político, recebendo demandas da sociedade civil.
“Sentimos a necessidade de ter cabeças diversificadas e maduras, que possam responder pelo projeto. Vai ser um momento interessante, de compartilhamento de ideias, respaldo interno e externo. Nossa expectativa é que isso nos permita maior representatividade”, afirma Tamara.
O conselho terá a função de assessorar a coordenação do projeto na solução dos problemas e ações do projeto.
As próximas edições do Circular estão programas para os primeiros domingos de junho, agosto, outubro e dezembro.
Mais informações no site.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA