Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Professora e artista visual apresenta exposição 'O nascimento das tupiniquins' no Rio de Janeiro

A artista Rafael Matheus Moreira apresenta o resultado da residência artística, a obra apresenta mulheres trans em travestis de Belém e Rio de Janeiro

Emanuele Corrêa

"O nascimento das tupiniquins", exposição da artista visual Rafael Matheus Moreira, está em exibição no MT Ateliê localizado na avenida Gomes Freire, nº 242, sobrado, Lapa, Rio de Janeiro. A proposta apresenta pela primeira vez o resultado do trabalho de Rafael durante a residência artística, retratando mulheres trans e travestis e compondo um panorama sobre a identidade feminina, a partir de representações clássicas do "Nascimento de Vênus" - pintura da renascença italiana. A exposição pode ser visitada até o mês de outubro, de terça-feira a sábado, sempre das 14h às 18h.

Rafael Matheus Moreira, é professora de artes visuais, artista plástica e performer. Formou-se em Artes Visuais pela Universidade Federal do Pará. Ela afirma que assina seus trabalhos pelo nome de "Rafael", para quebrar as expectativas de gênero em relação a palavra. "Socialmente eu me chamo Rafa Moreira, porém assino meus trabalhos como Rafael Matheus Moreira (e no meio das artes gosto de ser chamada assim). Gosto de ser chamada assim como uma forma de romper as expectativas de gênero dos espectadores ao perceberem que 'Rafael' não se trata de um homem e sim de uma mulher", disse ao se apresentar.

A arte-educadora revelou como surgiu a exposição "O nascimento das Tupiniquins", o que a inspirou. Segundo Rafael, a exposição traz duas séries principais: "O Nascimento das Tupiniquins" e "Encantarias Idilicas". A primeira que nomeia a exposição foi produzida em 2020 e continuou em 2021 e 2022. "Nove pinturas que retratam mulheres trans e travestis do Rio de Janeiro e Belém em um cenário que mistura pinturas clássicas que retrataram 'O Nascimento de Vênus', com signos e grafismos muito próprios das cidades onde residi (Belém e Rio de Janeiro)", compartilhou.

"Já o 'Encantarias Idílicas' é uma performance produzida em 2022 e traz o artista Allyster Fagundes como convidado e tem como resultado vídeos, fotos e objetos artísticos. A exposição surge de uma necessidade em retratar os corpos LGBTQIAP+, em especial as mulheres trans etravestis, em outros cenários e imaginários que fossem além da marginalidade", complementou.

Esta é a primeira exposição solo da artista, mas não o primeiro trabalho. Uma de suas obras "Trava na beleza - Tiana", compõe uma série de retratos de travestis belenenses e faz parte da exposição "Histórias Brasileiras", em cartaz no Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), em São Paulo, em celebração os 200 anos da Independência.

Rafael destaca que as suas obras ampliam as perspectivas dos corpos trans e travestis que, pelo senso comum, são limitados a alguns espaço que cercam o imaginário. "Cada uma delas traz o rosto e a vida de mulheres trans, para espaços que são de difícil acesso para os nossos corpos. Acredito que a importância dessas obras esteja na ocupação, não apenas de espaços, mas também de um imaginário que vá além dos lugares que o senso comum nos reserva", afirmou.

Questionada se a linguagens artística e a docência estão presentes nas obras expostas, Rafa acredita que a arte esta ligada a educação tem um potencial transformador. "Todo artista tem um pouco de educador em si. O contato com as artes e também com o processo educativo podem gerar o pensamento crítico da sociedade à nossa volta, sendo assim impulsionadores da transformação dessa realidade', concluiu.

"Acredito que o contato com a Arte é um processo transformador, cada vida lê a obra de arte de uma forma muito única e esse contato gera mais indagações que respostas e acredito que isso seja um movimento para a mudança e transformação", finalizou.

 

Serviço:

Exposição: “O nascimento das tupiniquins”
Abertura: 10 de setembro de 2022
Local: MT Atelier – Av. Gomes Freire 242 / sobrado, Lapa – RJ
Horário: 14h às 20h

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA