Pedrinho Cavalléro canta MPB e músicas regionais em live nesta quarta

O dia ainda conta com show on-line de Tetê Espíndola com os sucessos da carreira

Redação Integrada

Lives

- Pedrinho Cavalléro é a atração da live musical do Sindmepa, nesta quarta-feira (2), às 19h30. O compositor e violonista apresenta um show de MPB e música popular paraense. A transmissão será feita pelo perfil do músico no Instagram, @pedrinhocavallero_

- Nesta semana, o #EmCasaComSesc apresenta uma série de novos shows musicais. Nesta quarta-feira (2), Tetê Espíndola faz um show com os maiores sucessos dos seus 40 anos de carreira; quinta-feira (3), é a vez de Xenia França apresentar uma live com repertório de seu disco autointitulado; na sexta-feira (4), Marina de la Riva se apresenta da sala de sua casa. No sábado (5), Pedro Luís homenageia Luiz Melodia com releituras; e no domingo (6), Clemente apresenta sucessos do rock e punk-rock. Os shows iniciam sempre às 19h, com transmissão pelo perfil @sescaovivo no Instagram, e canal do Sesc São Paulo no YouTube.

- Realizada pela União Brasileira de Compositores em seu Instagram desde o início do período de quarentena, a Janela UBCtem novas entrevistas nesta quarta e quinta-feira, sempre às 16h, com a cantora Alinne Rosa e o rapper Rincon Sapiência. As transmissões são pelo Instagram @ubcmusica.

- O cantor Wesley Safadão testou positivo para a covid-19, e por conta disso, a live que faria junto a Bruno & Marrone no último sábado, foi transferida para o dia 19 de setembro.

- Neste sábado (5), às 21h, Adriana Calcanhotto apresenta o inédito show do álbum "Só”. A programação é parte do projeto Teatro Riachuelo De Palco Aberto, e para assistir a transmissão é necessário adquirir ingresso pela plataforma Sympla.

- No domingo (6), Thaeme e Thiago e João Bosco e Vinícius sobem ao palco do Transamérica Drive In, em Barueri, São Paulo, a partir das 20h. As duplas prometem uma apresentação com boas risadas e muita animação. O show também será transmitido no canal oficial de Thaeme e Thiago no YouTube.

- Na segunda-feira (7), às 17h, Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador apresentam a clássica roda de samba no Renascença Clube, com transmissão ao vivo pelo canal da Cervejaria Praya no YouTube.

- O festival itinerante de música negra IMuNe segue com programação. Até 12 de setembro, artistas escolhidos se apresentarão no Rolezinho Imune; e no dia 26 de setembro, ocorre um grande show, com Elza Soares e Flávio Renegado, Banda Imune, Meninos de Minas feat. MC Dellacroix e Favelinha Dance. O evento é totalmente gratuito e tem transmissão pelo perfil @coletivoimune no Instagram, e canal do evento no YouTube.

- O Festival Coala terá uma edição on-line este ano, reunindo nomes como Gilberto Gil e Gilsons, Novos Baianos, Nego Bala, Mc Tha e Rico Dalasam, e Marina Aydar e Mestrinho. O evento será no dia 12 de setembro, às 14h, com transmissão pelo canal do festival no YouTube, e pelo canal de TV por assinatura TNT.

Shows presenciais

- O cantor Anderson Moyses volta aos palcos nesta sexta-feira (4), com um show no Espaço Cultural Lá em Cima (Tv. 14 de Março, entre Av. Nazaré e Av. Gov. José Malcher). O músico se apresenta acompanhado do violonista e guitarrista Rafael Guerreiro.

Infantil

- A partir do dia 3 de setembro Anitta chega no Facebook Gaming. Na plataforma, a cantora vai jogar e dividir ao vivo com os fãs sua experiência com um dos jogos de simulação da vida real mais populares do mundo: The Sims, e também se aventurar em games como GTA e Free Fire e Euro Truck Simulator. 

- O Cartoon Network lança atividades digitais para crianças disponíveis no site do canal. A plataforma traz dicas de como as crianças podem se cuidar, inclusive aprender a lavar as mãos; vídeos tutoriais com lições de como desenhar os personagens favoritos; estímulos para se mexer; clipes dos melhores momentos dos shows favoritos; jogos online grátis no CN Games. As crianças podem ainda enviar os próprios desenhos na plataforma cnfanart.com/br/

Cinema, TV e Espetáculos

- Até 6 de setembro, O #EmCasaCom Sesc, transmite mais uma série de trabalhos cênicos, direto da casa dos artistas, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, às 21h30. Nesta semana, estão na programação on-line os espetáculos "Pagu, Anjo Incorruptível", com Lilian de Lima; "Medeia Negra", protagonizado por Márcia Limma; "Um dia a Menos", atuação de Ana Beatriz Nogueira e "Ele Precisa Começar", com Felipe Rocha. Todos são transmitidos pelo canal do Sesc SP no YouTube e Instagram.

- A partir do legado deixado pelo mestre Paulo Freire, que mostrou aos brasileiros a importância da luta pela dignidade humana; Richard Riguetti (ator), Luiz Antônio Rocha (encenação) e Junio Santos (dramaturgia) levam a inspiradora vida do educador para os palcos no espetáculo "Paulo Freire, o andarilho da utopia". A montagem ganha temporada on-line, de 5 a 27 de setembro, aos sábados (21h) e domingos (16h), com homenagem especial na sessão do dia 19, data em que Paulo Freire celebraria 99 anos. A venda de ingressos está disponível pelo Sympla (www.sympla.com.br/paulo-freire-o-andarilho-da-utopia) e a transmissão do espetáculo será feita pela plataforma Zoom.

- O Instituto da Cultura Árabe – ICArabe, com correalização do Sesc São Paulo – Serviço Social do Comércio e CineSesc e patrocínio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, promoverá até 27 de setembro, a Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa. Realizado exclusivamente online no site www.mundoarabe2020.icarabe.org.

- Para falar de Tom Jobim, educação e música nas escolas, na próxima sexta-feira (4), às 17h, a coordenadora do Programa Orquestra nas Escolas, Moana Martins, realiza uma live com a jornalista Luciana Medeiros, pelo Instagram @orquestranasescolas. Na pauta, o projeto Tom nas Escolas – estudos pedagógicos desenvolvidos para oito músicas do maestro, executadas por alunos de música da rede pública de ensino do Rio de Janeiro – e a importância de Tom Jobim para a cultura do país.

- A série #SalaDigital apresenta neste sábado (5), ao meio dia, o Programa Blim-Blem-Blom, na Sala Cecília Meireles, espaço FUNARJ. Transmitido ao vivo pelo Canal YouTube da Sala Cecília Meireles, o espetáculo tem direção e apresentação de Tim Rescala, e participação da menina Betina Fonseca. O programa faz parte da série Concertos Petrobras Para Toda Família.

- A programação de dança do #EmCasaComSesc  apresentra nesta quinta-feira (3) a apresentação de "Espaço Seguro Para Ficar em Risco", com Douglas Iesus e Anelise Mayumi, do grupo Fragmento Urbano. A série mostra novos trabalhos todas as terças e quintas, às 21h30, no canal do YouTube do Sesc São Paulo e no perfil do Sesc Ao Vivo no Instagram,

- A 1ª Mostra de Cinema dos Quilombos, resultado parcial de uma pesquisa sobre o cinema feito nos quilombos do Brasil, ocorre no dia 5 de setembro de forma totalmente on-line e gratuita. O objetivo do evento é mostrar a diversidade dos quilombos brasileiros existentes no campo e nas cidades. Realizadores audiovisuais podem inscrever suas produções pelo site https://cinecipo.com.br/cinema-dos-quilombos/. 

- Até 6 de setembro, a plataforma Sesc Digital recebe o 8º Panorama Digital do Cinema Suíço. Além de 14 longas, o festival conta com dois programas de curtas, sendo um deles totalmente dedicado ao público infantil. Exibições gratuitas na plataforma Sesc Digital www.sescsp.org.br/panoramasuico

 - A peça “Ata-me as Mãos ao Pés da Cela – Um Experimento na Pandemia”, criada pela Cia Banquete Cultural especialmente para o formato teatro-web, é exibida no canal da companhia no Youtube. A peça fica em cartaz até o dia 19 de setembro, com transmissões aos sábados, às 21h.

- O Teatro Porto Seguro retoma suas atividades no segundo semestre com uma curadoria pensada para o formato digital. A estreia é com o espetáculo inédito ”Pós-F”, com textos da escritora, roteirista e apresentadora Fernanda Young; com Maria Ribeiro e direção de Mika Lins. A peça fica em cartaz entre 12 de setembro e 4 de outubro, com transmissão via streaming direto do palco do teatro.

- A  Federação Estadual de Teatro do Pará, vai realizar o projeto “Seis horas de live de teatro”, com oito espetáculos, entre infantis, juvenis e adultos, de diversos municípios do Estado do Pará. O evento on-line será no dia 27 de setembro, a partir das 18h, com transmissão pelo facebook do Fernando Rassy.

- A Escola de Teatro e Dança da UFPA divulgou dez trabalhos no site do projeto Carga Viva (cargaviva.com). A iniciativa é resultado da disciplina "Performance", ofertada no Curso de Licenciatura em Teatro da instituição.

- A plataforma Sesc Cultura ConVIDA! promete animar o público de casa. Um total de 470 artistas de todas as regiões do país se apresentam virtualmente, numa programação variada de artes cênicas, educativas, visuais, audiovisuais, em formatos como podcasts, oficinas, apresentações musicais, entre outros. A programação traz apresentações ao vivo e gravadas, de segunda a sábado, em diferentes horários. Tudo está disponível no site www.sesc.com.br/convida e no canal www.youtube.com/sescbrasil.

- O Theatro Municipal de São Paulo, ligado à Secretaria Municipal de Cultura, disponibiliza na internet mais um espetáculo de seu acervo. A transmissão de ”O Sagrado e o Profano” fica disponível até 7 de setembro, de forma gratuita e sem necessidade de cadastro. Também está disponível no canal o espetáculo “A Sinfonia nº3 em Ré Menor”, de Gustav Mahler.

- Com concepção e direção de Pedro Granato, “Caso Cabaré Privê” estende temporada on-line até 20 de setembro. A peça pode ser conferida aos sábados, às 21h; e domingos, às 20h; na plataforma digital Sympla. O espetáculo musical é feito por jovens atores do Núcleo Pequeno Ato, em resposta direta às questões que os afligem no Brasil de 2020.

- A programação de cinema do #EmCasaComSesc disponibiliza gratuitamente novos filmes em seu catálogo, que podem ser assistidos gratuitamente na plataforma Sesc Digital. Chegam ao serviço: o clássico “Stromboli”, de Roberto Rosselini; o italiano “As Maravilhas”, de Alice Rohrwacher; o nacional “As Duas Irenes”, de Fabio Meira; o curta-metragem “Angela”, de Marília Nogueira; e o longa nacional “O Cavalinho Azul”, de Eduardo Escorel. Também estreiam doi filmes do ciclo de autoria indígena: “Duas Aldeiras, Uma Caminhada”, do Coletivo de Cinema Mbya-Guarani; e “Teko Haxy”, de Patrícia Ferreira e Sophia Pinheiro. 

o longa de ficção “Dheepan O Regúgio”, de Jacques Audiard; o documentário brasileiro “Divinas Divas”, de Leandra Leal;  longa nacional “Trago Comigo”, de Tata Amaral; e a animação francesa “O Homem da Lua”, de Stephan Schesch e Sarah Clara Weber.

Literatura

- Padre Marcelo Rossi lança no dia 14 de setembro, durante evento virtual, ”Batismo de fogo”, seu primeiro livro pela Editora Planeta. Na obra, o autor aborda as lembranças e reflexões do atentado que sofreu em julho de 2019, quando foi empurrado enquanto celebrava uma missa para mais de 100 mil jovens. 

- A Monomito Editorial realiza uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar a coletânea de autoras paraenses "Trama das Águas". Além do apoio à iniciativa, os apoiadores têm benefícios como livros, marcadores, cartões postais e pôsteres. Os interessados podem apoiar até o dia 16 de outubro, pelo Catarse (catarse.me/tramadasaguas).

- O Portal do Conhecimento, ação cultural da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), cria o projeto 'Em casa com o Portal'. Com o objetivo de resgatar a cultura regional, aproximar as pessoas da literatura e provocar o encantamento pela arte; a iniciativa garante o acesso a conteúdos regionais criativos para toda a família durante a pandemia da covid-19. Os conteúdos estão disponíveis nos perfis do órgão no Facebook e Instagram (@ioepaoficial).

- Antônio Fagundes narra a primeira história divulgada pela Associação Viva e Deixe Viver, organização sem fins lucrativos que atua com voluntários contadores de histórias em 86 hospitais do País. “O Tigre que queria voar", de Pedro Coutinho Neto, pode ser ouvida no Bisbilhoteca Viva (http://www.bisbilhotecaviva.org.br).

Arte e Cultura

- Com grandes mentores nacionais e internacionais, o Wacom Academy, um dos maiores festivais de design, arte e fotografia da América Latina, será realizado entre os dias 2 e 5 setembro de 2020. Este ano o formato do evento será totalmente digital e gratuito. Mais informações no site academy.wacom.com.

- A Fotoativa celebra 36 anos de existência com uma série de atividades virtuais gratuitas e pagas, por meio do Instagram da instituição (@fotoativa). São minicursos, laboratórios virtuais e outras programações que seguem até 8 de outubro.

- O coletivo MAR (Mulheres Artistas Pará) promove uma campanha para angariar fundos para apoiar os povos da floresta. Ao todo, treze obras serão rifadas, entre trabalhos de Renata Segtowick, Moara Brasil, Ty Silva, Juh Silva, Gaby Borges, Éllie, Carla Duncan, Gabriela Alves, Ana Laura Figueiró, Mama Quilla, Lara Dahas, Lua Portugal e Andressa Carvalho. Cada rifa custa R$ 10. Mais informações no site lojadomar.iluria.com/. O sorteio será no dia 5 de setembro.

- Durante o mês de setembro, as quartas-feiras serão dedicadas ao teleteatro na Oficina Cultural Maestro Juan Serrano. Sempre das 14h às 15h, com transmissão pelo Zoom e retransmissão simultânea no Facebook. No dia 9 de setembro, o espetáculo será “A Cigarra e a Formiga contra o Sr. Corona”. Nos dias 16, 23 e 30 será a vez de “Cachinhos Dourados”, “A Bela e a Fera” e “A Bela Adormecida”, respectivamente. Quem estiver presente na sala virtual do Zoom poderá conversar e interagir com os personagens. Para solicitar o acesso na sala virtual, é necessário entrar em contato antecipadamente pelo Whatsapp (11) 3971-3640.

- Nos dias 10 e 11 de setembro, os museus Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida promoverão contação de histórias on-line. No dia 10, às 16h30, acontecerá a contação de “Lendas Nordestinas”, com a educadora Fernanda Mazete. A atividade será disponibilizada nas páginas do Facebook e YouTube da Casa Mário de Andrade. No dia 11, também às 16h30, Maryangela Barbieri fará a leitura de trechos do livro “O Sonho de Marina”, do poeta Guilherme de Almeida.

- O Itaú Cultural apresenta a segunda e terceira temporadas do ”Caminhos da HQ”, série audiovisual sobre a produção brasileira de quadrinhos. Até 30 de janeiro, sempre aos sábados, às 14h, a série traz histórias sobre as trajetórias individuais e em parceria dos autores, temas relacionados a representatividade, público alvo e os desafios das equipes de edição das ilustrações. O conteúdo pode ser visto no site www.itaucultural.org.br e canal do Itaú Cultural no YouTube.

- A riqueza e a beleza cultural do oriente e do ocidente são atrações da “Expo Ásia Brasil”, que fica montada na Praça Central do Shopping Pátio Belém até o dia 13 de setembro. O mix de produtos é variado e traz acessórios, artigos de decoração, roupas e quitutes saborosos. O público pode adquirir artesanato produzido no Brasil e países como Paquistão, Turquia, Índia, Senegal, Emirados Árabes, Tailândia, Estados Unidos, Peru, Senegal e Japão.

- O fotógrafo e arte-educador Miguel Chikaoka ministra a oficina “De Olhos Vendados”, com pré-inscrições abertas até 5 de setembro, para atividades que ocorrem entre 15 de setembro e 15 de novembro. A oficina tem realização da Kamara Kó Galeria e carga horária de 48 horas. O investimento varia entre R$ 700 e R$ 750, dependendo da forma de pagamento. O formulário para inscrição está disponível no perfil da galeria no Instagram (@kamarakooficial).

- O Museu da Imagem e do Som de São Paulo recebe inscrições para mais de 30 cursos online. São opções nas mais diversas áreas do conhecimento: cinema, HQ, fotografia, videoclipes, séries, história da arte e música. A ação ocorre dentro do #MISemCasa, campanha virtual com conteúdo diário e inédito do Museu da Imagem e do Som. Todos os cursos serão realizados na plataforma Zoom Cloud Meetings, no valor de R$ 120 cada. As inscrições devem ser realizadas no site do MIS: www.mis-sp.org.br/cursos

Editais e Concursos

- A Natura Musical seleciona novos projetos para patrocínio em 2021, com inscrições até 21 de setembro, e foco em impacto social, econômico e ambiental positivo. A plataforma busca artistas, bandas, grupos, coletivos e empreendedores culturais, em diversos estágios de carreira, que desejam desenvolver projetos artísticos com identidade própria, refletindo temas, narrativas e discursos contemporâneos, com potencial de alavancar cenas regionais, nacionais e internacionais. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de setembro pelo site natura.com.br/naturamusical.

- Prestes a completar uma década de história entre as principais premiações nacionais do cinema de curta-metragem, a 9° edição do Festival Curta Brasília está com inscrições abertas até o dia 2 de setembro, pelo site www.curtabrasilia.com.br de forma gratuita. Em um ano atípico por causa da pandemia do Covid-19, o festival será realizado pela primeira vez em formato online, entre os dias 17 e 20 de dezembro, e possibilitará uma expansão do público ao mobilizar e alcançar pessoas em novos territórios por todo o país.

- A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo abriu inscrições para o Prêmio São Paulo de Literatura, uma das mais conceituadas premiações do gênero no país. Serão contemplados um autor pela categoria "Melhor Romance de Ficção do Ano de 2020" e outro como "Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano de 2020". Cada ganhador receberá o prêmio de R$ 200 mil. As obras podem ser inscritas até dia 8 de outubro.

- Foram prorrogadas até 7 de setembro as inscrições para o 13ª edição Festival da Canção Aliança Francesa. O concurso é gratuito, inédito na forma virtual e aberto a cantores amadores e profissionais, com transmissão ao vivo nas redes sociais das Alianças Francesas. O grande vencedor será premiado com duas passagens de ida e volta para Paris com bilhetes Air France, seis noites de hospedagem com café da manhã. O segundo colocado receberá um final de semana em um clube de férias. Inscrições gratuitas e regulamento no portal: www.festivaldacancaoaf.com.br.

- A Claudinei Assis Produções, em parceria com o produtor musical Pedro Canaan, realiza um concurso para descobrir novos compositores. A música vencedora será totalmente produzida, gravada, mixada e masterizada por Pedro Canaan, em São Paulo e fará parte da trilha da nova minissérie “Justine”, a ser exibida no SBT interior. As inscrições vão até 7 de setembro, pelo site pedrocanaan.com/concurso.

- O Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, recebe até 8 de setembro de 2020, as inscrições para as mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem e Brasileira de Curta-metragem da 30ª edição. Realizado anualmente de forma ininterrupta desde 1991, o Cine Ceará comemora três décadas neste ano e acontece de 28 de novembro a 4 de dezembro, em novo formato, presencial e virtual. As inscrições são gratuitas. Para participar, os interessados devem acessar o website www.cineceara.com, onde estão disponíveis o formulário de inscrição online e o regulamento.

- O FIM – Festival Internacional de Mulheres no Cinema, anuncia para novembro de 2020 a sua 2ª edição, e está com inscrições abertas para sua Mostra Competitiva Nacional. Até o dia 10 de setembro, poderão ser inscritos gratuitamente pelo site www.fimcine.com.br longas-metragens de ficção, documentais ou de animação dirigidos por mulheres de todo o Brasil. Inéditas ou não, as obras devem ter sido concluídas nos últimos 24 meses. O comitê de curadoria, comandado por Beth Sá Freire e Marcia Vaz, selecionará cinco filmes entre os inscritos e caberá ao público eleger o vencedor, que receberá um prêmio de R$ 5 mil, destinado à sua diretora. 

- O Banco da Amazônia abriu inscrições para três editais de seleção de projetos para 2021. Os Editais são de Chamada Pública Lei de Incentivo à Cultura, de Pautas do Espaço Cultural, também denominado “Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais” e o de Patrocínios 2021. As inscrições vão até 20 de setembro pelo email edital.patrocinios@bancoamazonia.com.br.

- A Amazon, o Grupo Editorial Record e a TAG Experiências Literárias promovem a 5ª edição do Prêmio Kindle de Literatura, que reconhece autores independentes no Brasil e suas obras literárias. Os interessados devem enviar seus romances originais e inéditos em português usando o Kindle Direct Publishing (KDP) (kdp.amazon.com.br), a ferramenta de autopublicação da Amazon, até 18 de outubro. O autor vencedor receberá R$ 40 mil - um prêmio em dinheiro de R$ 20 mil e um adiantamento de R$ 20 mil para o contrato de publicação da versão impressa do livro pelo Grupo Editorial Record em qualquer um de seus selos editoriais.

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM CULTURA