Tenório violenta Alcides em ‘Pantanal’: cena foi diferente em 1990; reveja

O capítulo de segunda-feira (26) entregou momentos de grande tensão aos espectadores da novela

O Liberal
fonte

O capítulo de segunda-feira (26), de “Pantanal”, entregou momentos de grande tensão aos espectadores da novela. No episódio, o vilão Tenório (Murilo Benício) executou sua cruel vingança contra a ex-esposa Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e o peão Alcides (Juliano Cazarré).

VEJA MAIS

image 'Pantanal': Tenório vai estuprar Alcides, não castrá-lo; entenda
O remake de Bruno Luperi terá cena diferente da versão de Benedito Ruy Barbosa

image 'Pantanal': Alcides será o responsável por dar o golpe que causará a morte de Tenório
Saiba como será a cena da morte do vilão

image ‘Pantanal’: Alcides castrado? Veja o que aconteceu em 1990 e o que se sabe sobre a cena no remake
O momento é considerada um dos mais brutais da versão antiga da novela

O que aconteceu?

Tudo começou quando, em uma visita à fazenda de Tenório, Maria e Alcides decidiram relembrar os velhos tempos e começaram um momento íntimo no antigo quarto dos peões. Mas, nesta mesma hora, o fazendeiro aparece com uma arma na mão, ordena que o casal suba no barco e os leva para a tapera de Juma, fazendo o casal de refém. 

Lá, a ideia de Tenório é fazer o funcionário de José Leôncio (Marcos Palmeira) assistir a uma cena de sexo entre ele e a ex-mulher. "Solta esses cabelo, Bruaca, que eu vou mostrar para esse peão quem é o teu macho", ordena o pai de Guta (Julia Dalavia), deixando Maria desesperada. 

Para defender a amada, Alcides dispara contra o ex-patrão: "Ocê é um corno. No fundo é isso que ocê é… Um corno manso". Furioso, Tenório diz ao rapaz que ele não passa de um inútil. Em seguida, o grileiro anuncia que vai capar o rival, mas o peão pede para que ele o mate de uma vez. "Eu ainda quero vê você se mijando de medo", diz Tenório. 

Logo depois, o fazendeiro arrasta Alcides até um quartinho e Bruaca suplica para que ele desista. O vilão, por sua vez, não cede à vontade da mãe de sua filha e coloca uma faca na altura das calças de Alcides para provocar ainda mais o desespero da coitada. "Eu amo ele", dispara Maria.

A declaração da pantaneira faz com que Tenório mude de ideia e decida, em vez de capar o inimigo, estuprá-lo. Ele fecha a porta do quarto com a chave, enquanto Bruaca se arrasta para tentar espiar, sem sucesso. Enquanto isso, ela, assim como o público, só ouve barulhos de Alcides se debatendo e, aos poucos, o peão começa a esganiçar.

Depois, o fazendeiro abandona o casal à beira do rio e faz questão de os humilhar uma última vez.

Como foi a cena em 1990?

Na versão original de 1990, embora Alcides (Angelo Antônio) não tenha sido estuprado, a cena foi ainda mais impactante porque o público pôde ver de forma mais explícita o sofrimento do peão. Considerada pesada, a cena chocou os telespectadores da TV Manchete e teve sangue, golpes e muita expressão de dor.

Ao flagrar os dois na fazenda, Tenório (Antônio Petrim) anuncia a intenção de castrar o peão. Desesperada, Maria (Ângela Leal) suplica ao ex-marido para que não mutile Alcides e diz que está disposta a lhe devolver as terras do Sarandí, que ficaram com a personagem após a separação. 

"Não faz isso, pelo amor de Deus", pede Bruaca. "Você deveria ter pensado nisso antes de se deitar com esse peãozinho de merda", responde Tenório, antes de atacar o peão com um golpe em suas partes íntimas, causando dor e grito em Alcides. 

O fazendeiro ameaça jogar o ex-peão no rio para ser devorado pelas piranhas se Bruaca não se deitar com ele mais uma vez, estuprando a ex-mulher. 

Após a sequência de terror, Bruaca e Alcides são levados para a tapera de Juma (Cristiana Oliveira) e Tenório vai embora com a arma e o barco deles. Triste, o peão diz a Bruaca que não quer continuar vivo. Desnorteados, eles voltam para a fazenda e decidem não contar a verdade para ninguém. 

Que horas começa ‘Pantanal’ hoje?

A novela “Pantanal” é exibida na TV aberta pela Rede Globo. A transmissão começa às 21 horas e 30 minutos (horário de Brasília), logo após o Jornal Nacional. Também é possível assistir a telenovela de forma online, através da plataforma de streaming Globoplay.

Quem é quem no remake de ‘Pantanal’?

A novela foi ao ar, originalmente, em 1990 na TV Manchete. A trama se manteve e é dividida em duas fases. Na primeira versão, na fase jovem, o protagonista da trama, José Leôncio, era interpretado pelo ator Paulo Gorgulho. Agora, no remake, ficou com Renato Góes. Na fase adulta, na versão de 1990, o papel era de Cláudio Marzo, agora, é de Marcos Palmeira.

O personagem místico Velho do Rio ficou a cargo de Osmar Prado. Na primeira versão, ele foi interpretado por Cláudio Marzo.

O par romântico Juma e Jove, desta vez, é interpretado por Alanis Guillen e Jesuíta Barbosa. Na primeira versão, os personagens eram de Cristiana Oliveira e Marcos Winter. Já a mãe de Juma, Maria Marruá, foi interpretada por Cássia Kis na primeira versão. Na nova, Juliana Paes assumiu o papel.

Quando foi a novela antiga de ‘Pantanal’?

A trama foi escrita há 30 anos por Benedito Ruy Barbosa e transmitida pela TV Manchete.

Novela
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA