Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

‘Pantanal’: 10 milhões de animais foram mortos em queimada mostrada na novela; relembre

Na última terça (28), um capítulo da trama parou o Brasil e deixou o público comovido

Fernando Assunção

Na última terça-feira (28), um capítulo de “Pantanal” parou o Brasil e deixou o público comovido. 

O episódio mostrou os impactos das queimadas no bioma matogrossense. Na cena, é possível ver o fogo tomando as árvores e vários animais mortos ou definhando. O Velho do Rio (Osmar Prado) chega a perguntar o que aconteceu para que as chamas tomassem aquela proporção.

O mais impressionante (e triste) é que as cenas são reais. Os registros feitos no incêndio que chocou o mundo, em 2020, considerado a maior tragédia do pantanal nos últimos anos.

VEJA MAIS

'Pantanal': quem são os filhos de Renato Teixeira na novela da Globo?
Autor é pai de dois atores do remake de sucesso

'Pantanal': Quem é Zuleica e a segunda família de Tenório em São Paulo
Preconceito é um dos motivos pelos quais o fazendeiro não assume a relação com a amante; entenda

Pantanal fica em qual estado? Saiba onde a novela de sucesso está sendo gravada
Cidade cenográfica no Rio ou São Paulo? Não no remake da Globo

Na ocasião, ao menos 10 milhões de animais morreram pelas queimadas. Só no Mato Grosso do Sul, 1,7 milhão de hectares foram consumidos pelo fogo. No Mato Grosso, a destruição foi de 2,2 milhões de hectares. Ao todo, cerca de 4 milhões de hectares viraram cinzas, o que corresponde a 26% do bioma - uma área maior que a Bélgica.

O bioma Pantanal é uma das maiores extensões contínuas úmidas do planeta. Cerca de 60% do seu território está no Mato Grosso do Sul e os 40% restantes, no Mato Grosso. A proteção da região é de responsabilidade conjunta do governo federal, por meio do Ibama e de ambos os governos estaduais.

Que horas começa ‘Pantanal’ hoje?

A novela “Pantanal” é exibida na TV aberta pela Rede Globo. A transmissão começa às 21 horas e 30 minutos (horário de Brasília), logo após o Jornal Nacional. Também é possível assistir a telenovela de forma on-line, através da plataforma de streaming Globoplay.

Quem é quem no remake de ‘Pantanal’?

A novela foi ao ar, originalmente, em 1990, na TV Manchete. A trama se manteve e é dividida em duas fases. Na primeira versão, na fase jovem, o protagonista da trama, José Leôncio, era interpretado pelo ator Paulo Gorgulho. Agora, no remake, ficou com Renato Góes. Na fase adulta, na versão de 1990, o papel era de Cláudio Marzo, agora, é de Marcos Palmeira.

O personagem místico Velho do Rio ficou a cargo de Osmar Prado. Na primeira versão, ele foi interpretado por Cláudio Marzo.

O par romântico Juma e Jove, desta vez, é interpretado por Alanis Guillen e Jesuíta Barbosa. Na primeira versão, os personagens eram de Cristiana Oliveira e Marcos Winter. Já a mãe de Juma, Maria Marruá, foi interpretada por Cássia Kis na primeira versão. Na nova, Juliana Paes assumiu o papel.

Quando foi a novela antiga de ‘Pantanal’?

A trama foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e transmitida pela TV Manchete, há 32 anos.

 
Novela
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA