Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Músicos ministram oficinas sobre festejos católicos

A formação prepara para o cortejo à Nossa Senhora de Nazaré durante o Círio deste ano

Bruna Lima

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do projeto "Canto do Norte Viola é Fé" que terá dois dias de oficina com ensinamentos sobre as festividades dos santos católicos. O projeto visa repassar conhecimento sobre as danças, cantos e percussão. As oficinas vão ocorrer nesta quarta-feira, 28, e na quinta-feira, 29, na Igreja Santo Alexandre. As inscrições são gratuitas.

O tema do encontro recebe o nome de “Roda de Conversa Folias, musicalidade e cantorias” e tem como propósito promover a salvaguarda musical da cultura tradicional entre os artistas e a comunidade. O projeto foi idealizado pelos artistas paraenses Renato Rosas e Nazaco Gomes, em parceria com o Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) e patrocínio do Banco da Amazônia.

O foco será discutir assuntos importante sobre a cultura na Amazônia, principalmente a questão do  patrimônio imaterial, como as violas, folias e cantorias de santos católicos, ações de salvaguarda, interesse prático para músicos, artistas, pesquisadores, atores da área cultural, incluindo as fases de instrução musical: através de oficinas.

Segundo o percussionista Nazaco Gomes, o projeto foca na folia dos santos católicos e, por meio de oficinas, visa passar ao público todo o envolvimento artístico que engloba as festividades dos santos na capital e no interior do estado. Diante disso, em dois dias de programação é repassado conhecimento sobre dança, canto e percussão.

A troca de conhecimentos com músicos que atuam no atual cenário também faz parte da proposta do evento, que contará com participação de convidados especiais, como o cantor e compositor Ronaldo Silva, do Instituto Arraial do Pavulagem, o técnico em antropologia do Iphan, Cyro Lins, pernambucano que já participou de diversos projetos musicais de Maracatu.  A etnomusicóloga da UFPA, Liliam Barros, e Lilian Souza, do Iphan Belém, além dos alunos das oficinas realizadas todas as quartas na comunidade Nova Aliança.

No mês do Círio de Nazaré, o projeto vai lançar uma série com quatro CD's dedicados aos cânticos de sete santos. E no dia 9 de outubro vai ter o cortejo na casa de Plácido dedicado à Nossa Senhora de Nazaré. Além disso, às quintas-feiras de outubro o projeto vai ter as folias em residências.

"A nossa cidade e nosso estado tem uma forte presença da comunidade católica e em meio as festividades sempre tem o lado religioso e profano e dentro dessa realidade profana está carregada de cultura e conhecimento. E é isso que vamos falar durante as oficinas. No meu caso, vou falar das percussão", explica o músico Nazaco Gomes.

Agende-se:
Projeto Canto do Norte Violas e Fé apresenta Roda de conversa “Folias, Musicalidade e cantorias”
Local: Igreja Santo Alexandre
Data: quarta, 28 e quinta, 29 de agosto
Credenciamento às 17h
Inscrições gratuitas
Informações: (91) 98130-0276/98471-2738 

Música
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA