CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Manoel Cordeiro lança o single do novo álbum solo, a lambada 'Kalamazoo'

A música é uma homenagem à antiga casa de show conhecida nas noites de Belém

Enize Vidigal

Os rios dos ritmos do Pará e do Amapá se encontram na pororoca musical do novo álbum do guitarrista Manoel Cordeiro. "Manoel Cordeiro Guitar Hero" é o segundo disco solo em 51 anos de carreira. Nesta sexta-feira, 16, o paraense de 64 anos, radicado em São Paulo, lança o single "Kalamazoo", uma lambada em homenagem à casa de show belenense, que foi um dos templos desse ritmo entre os anos 80 e 90. A música chega acompanhada de videoclipe, o primeiro da carreira desse mestre. As gravações aconteceram na ilha do Combu sob a direção, roteiro e montagem dos criativos Léo Platô e Luiza Chedieck.

Kalamazoo é uma música para "dançar e se apaixonar", descreve Manoel. A composição é dele, assim como a produção musical e os arranjos, sob a direção artística do filho, Felipe Cordeiro. Manoel assume a guitarra e os teclados acompanhado de Edvaldo Cavalcante (bateria), Calibre (baixo) e Gil Santos (percussão). Foi gravada em estúdios de Belém e São Paulo, mixada em Macapá e masterizada em Miami.

Em Kalamazoo, Manoel se reveste da memória afetiva musical, pois tocou naquele lugar entre as décadas de 80 e 90 acompanhado de outros artistas. Um trecho do vídeo reproduz o cenário de uma boate, com o artista tocando entre jovens que curtem a noite sob luzes coloridas e discos de vinil que cobrem as paredes. No entanto, a jovialidade da lambada é retratada com mais força nas cenas gravadas no Combu: dançarinos se agitam ao redor de Manoel, costurando laços de plena ufania entre o ritmo e a paisagem genuinamente paraenses.

Ouça Kalamazoo aqui

Álbum - O novo álbum de Manoel imprime as sonoridades amazônicas em conexão com músicos de outros cantos do país. As batidas de tambor do marabaixo e do batuque e os acordes da guitarrada são conduzidos com maestria. "Eu quis homenagear o Pará e o Amapá, pois nasci em Ponta de Pedras, mas fui levado com quatro anos para Macapá, onde vivi até os 18 anos até voltar a Belém para estudar. Eu sempre quis gravar os ritmos do Amapá e essa mistura com guitarrada ficou forte e encantadora". Manoel Cordeiro Guitar Hero chega no próximo dia 30 a todas as plataformas digitais e os shows de lançamento acontecerão em Belém, no dia 5 de setembro, no Teatro Margarida Schivasappa, e em São Paulo, em 28 de setembro, no Z do Largo do Batata.

A direção musical do disco é assinada por Manoel e Felipe, numa parceria com potencial de repetir o sucesso dos discos "Do Tamanho Certo para o Meu Sorriso", de Fafá de Belém, que venceu o Prêmio da Música Brasileira como Melhor Álbum e Melhor Cantora, em 2016, e “No embalo do Pinduca”, indicado ao Grammy Latino em 2017. Pai e filho começaram a tocar juntos por volta de 2010.

O projeto Combo Cordeiro resultou no disco homônimo, de 2017, e em shows pelo Brasil e exterior. O Combo foi o encontro feliz de duas gerações virtuosas de guitarristas: "Eu estava afastado da música. Ele (Felipe) me mostrou as vertentes de músicas em vários países. Isso abriu a minha cabeça. A gente começou a desenvolver uma linguagem, pensando em dois guitarristas tocando juntos para trazer um som do passado com a linguagem contemporânea", descreve.

O álbum solo do pai traz 12 faixas, quase todas instrumentais nos ritmos da lambada, marabaixo, batuque, guitarrada e brega, como as músicas "Olhando dos Andes", com as participações de Luiz Chagas e Gustavo Ruiz; e "Conexão Belém-Augusta", também com Chagas. A única faixa cantada, "Mel de Melaço", é uma composição de Manoel datada de 40 anos e brindada com as vozes de Zé Renato e Patrícia Bastos. O projeto é contemplado pelo Natura Musical e pela Lei Semear.

Leia também: Manoel Cordeiro grava o primeiro clipe solo da carreira

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA