Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Disco 'Imagine', de Jhon Lennon, completa 50 anos nesta quinta

Hino pela paz revisitado até os dias de hoje, o aclamado álbum marcou a carreira solo do líder dos Beatles

Lucas Costa

Esta quinta-feira, 9 de setembro de 2021, amanhece com um sentido especial para diversas gerações que cresceram ao som dos ingleses The Beatles. Mas o dia também marca um acontecimento histórico para a música em geral: os 50 anos de lançamento do aclamado disco “Imagine” (1971), da carreira solo de John Lennon.

Da brilhante atuação como vocalista dos The Beatles, até a carreira solo de criação compartilhada com a esposa Yoko Ono, Lennon é dos nomes que tem mais de um capítulo na história da música mundial, incluindo sua trágica morte por assassinato em 1980, aos 40 anos.

“Imagine” carrega como música título uma espécie de hino pela paz mundial, um convite para imaginar um mundo idealizado, ecoado e revisitado até os dias de hoje, seja em covers ou em ações de consciência social.

Entre as comemorações que marcam o meio século de “Imagine”, está o lançamento de “John Lennon: Imagine - O Filme”, disponibilizado em streaming na quarta-feira, 8. Acompanhado da esposa Yoko Ono, John Lennon dirigiu e estrelou o filme de 70 minutos.

Nele, é apresentado o cotidiano do casal na época, enquanto a trilha sonora era composta pelas canções do disco. Em uma espécie de formato experimental, o filme não conta com narração, tampouco roteiro ou enredo. Dessa forma, são mostradas imagens de Lennon e Ono como uma espécie de videoclipe orgânico e espontâneo de todo o segundo disco solo da carreira do ex-Beatle.

Marcado como uma obra que certamente impacta até mesmo quem não é tão próximo dos trabalhos dos Beatles, assim como as carreiras solo de seus ex-integrantes, é inegável a relevância de “Imagine”. Para os fãs, a relação com o disco pode ser diferente para cada um, dependendo da geração ou construções afetivas, por exemplo.

Para o estudante universitário Brendo Gaia, 26, “Imagine” é a canção mais bem-sucedida da carreira solo de um ex-Beatle, mas sua relação com o disco vai além do ar humanitário de Lennon.

“Acho que na época que escutei o que me marcou muito foi a canção ‘How do you sleep?’, que é uma resposta bem incisiva do John Lennon a supostas mensagens que o Paul McCartney teria deixado em algumas canções do álbum ‘Ram’. Ele fala coisas bem fortes, e na época eu tinha 14 ou 15 anos, e conhecia pouco sobre a carreira solo e as brigas deles. Para mim tudo eram só flores até então, canções bonitas, relação boa entre eles. Então foi a partir disso que procurei entender melhor a relação dos membros da banda e passei a me interessar ainda mais por conta disso, e tentar entender o que tinha acontecido pra chegar de fato num nível de conflito tão intenso”, relembra o fã.

Veja a tradução de Imagine para o Português

Imagine não haver o paraíso
É fácil se você tentar
Nenhum Inferno abaixo de nós
Acima de nós, só o céu

Imagine todas as pessoas
Vivendo o presente
Imagine que não houvesse nenhum país
Não é difícil imaginar
Nenhum motivo para matar ou morrer
E nem religião, também

Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz
Você pode dizer que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Espero que um dia você junte-se a nós
E o mundo será como um só

Imagine que não ha posses
Eu me pergunto se você pode
Sem a necessidade de ganância ou fome
Uma irmandade dos homens

Imagine todas as pessoas
Partilhando todo o mundo

Você pode dizer que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Espero que um dia você junte-se a nós
E o mundo viverá como um só

Palavras-chave

Música
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA