CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Dia Mundial do Rock tem festa em vários espaços da Grande Belém

Programações gratuitas homenageiam o ritmo mais revolucionário de todos no seu dia

Enize Vidigal
fonte

No Dia Mundial do Rock, comemorado neste sábado, 13, vários shows fazem homenagens à data. A Estação das Docas recebe o show da banda B3 com o repertório recheado de hits do rock nacional e do internacional, a partir das 18h30, no projeto Rock na Orla, em frente ao galpão 3, numa programação gratuita.

"O rock é o gênero mais popular do mundo", destaca a vocalista Camila Barbalho. Já a banda The Rockers Classic Band também realiza um show especial com clássicos internacionais a partir das 23 horas, no Mercearia Gastro Bar.

Vai ter mais programação gratuita de rock na Praça da Bíblia, em Ananindeua, com as bandas Gibbamones, Lhotus K, Facewar e Exílio Inocente, a partir das 16 horas; e também na Praça do Skate de Santa Izabel do Pará, com Gibbamones, Razga Mortalha, Edu Souza Power Trio, Projeto Alternativo, Magia Rock Band, In Rock e Metaddona, a partir das 14 horas.

O rock contagiou o planeta a partir dos Estados Unidos, no final da década de 40 e início dos anos 50. Foi nos Estados Unidos e na Inglaterra que surgiram as principais bandas do gênero, cujo auge ocorreu nas décadas de 70 e 80, marcadas pelo comportamento e atitude irreverentes que contagiaram uma geração, atraindo multidões para shows em estádios e festivais.

"É muito simbólico tocar nesse dia. É um show aberto, de entrada franca, uma oportunidade de estar perto das pessoas numa dupla comemoração tocando uma trilha que faz parte da nossa vida e da vida delas também", comemora Camila".

A data tem um significado especial para a B3, que completa 16 anos de estrada justamente no Dia Mundial do Rock. "A banda teve a coincidência feliz de nascer no Dia Mundial do Rock. A gente sempre foi guiado pelo rock, o nosso gosto pessoal é mais voltado para o rock, é o que a gente escuta e conversa, que está muito presente no nosso dia a dia", conta.

Ela vai se apresentar ao lado do guitarrista e vocalista Moisés Barbosa, do solo e backing vocal Fabrício Bastos, do tecladista Jonathan Moraes e do baterista Maurício Costa. A banda, que iniciou tocando exclusivamente rock, com o tempo expandiu para outros gêneros, como carimbó, brega e sertanejo, sem perder o interesse maior pelo ritmo original.

"Acho que deu sorte pra gente (ter criado a B3 no Dia do Rock)", completa Moisés. "É difícil se manter por tanto tempo no mercado", completa. Não é a primeira vez que a B3 se apresenta na Estação das Docas em comemoração ao Dia Mundial do Rock. No repertório estão os sucessos de bandas como Led Zeppelin, AC/DC, System of Down, Guns n'Roses, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Barão Vermelho e Legião Urbana.

A programação gratuita de rock na Estação das Docas prossegue nos dois sábados seguintes, 20 e 27, com as bandas Toma Rock e Roquerage - Especial Legião Urbana Cover, nessa ordem. A realização é da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas. 

Gibbamones

Criada há 19 anos para homenagear os Ramones, a banda paraense Gibbamones só toca as músicas da lendária banda novaiorquina. "O rock representa a salvação. Vamos confraternizar com as pessoas que têm o mesmo gosto musical", comemora o baixista Matias. Ele se apresenta ao lado do vocalista Renan, da baterista Fernanda e do guitarrista Júnior às 19 horas, na Praça da Bíblia, e, em seguida, em Santa Izabel.

"A banda sempre procurou reproduzir o mais perfeito possível, as levadas dos grandes hits e fazendo shows no interior paraense e participando de festivais", descreve. Outras bandas irão tocar nas duas programações gratuitas alusivas ao Dia do Rock.

Rockers

Para quem quer curtir mais rock em Belém, a banda The Rockers Classic Band realiza o show "Acoustic Classic Rock", em formato acústico, com o repertório de sucessos dos Beatles, Elvis Presley, Oasis, Nirvana, The Police, Creedence, David Bowie e outros. A apresentação inicia às 23 horas, no Mercearia Gastro Bar. 

Filmes

Também dá para curtir o Dia Mundial do Rock em casa. O documentário inédito intitulado "Bad Reputation" narra a vida de Joan Jett, desde a fundação do The Runaways, banda americana dos anos 70 que era formada exclusivamente por mulheres, até a carreira solo.

O filme será exibido no Canal Bis, hoje, às 21h30. Aém disso, durante todo o mês de julho, o Bis Play disponibiliza o documentário inédito da banda Rolling Stones, "Rock Royalty", sobre a história da banda.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA