Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Anitta vai muito além da 'Garota de Ipanema' em single e clipe 'Girl From Rio'

Em primeiro single de seu próximo álbum, a cantora estende ainda mais os horizontes da carreira internacional

Lucas Costa

Em um novo passo da carreira internacional, Anitta quer mostrar ao mundo o Rio de Janeiro sob sua perspectiva. É este o tema central de “Girl From Rio”, nova música e videoclipe da cantora, lançados nesta sexta-feira (30). O single abre caminho para o próximo álbum da artista, homônimo, desta vez todo em inglês e espanhol.

“Quero mostrar ainda mais nossa pluralidade internacionalmente. O Rio de Janeiro não se limita às suas belezas naturais e mulheres e homens padronizados”, comenta a cantora.

Assista:

A faixa mistura o clássico da bossa nova “Garota de Ipanema” com os elementos urbanos do trap. Mas Anitta conta que “Girl From Rio” traz uma representação da mulher brasileira além da escrita por Antonio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes, na década de 60. 

“Acho que hoje tem muito mais do empoderamento de todos os tipos de corpos, todos os tipos de beleza, de se amar e se admirar, e tem essa coisa de todas as belezas estão sendo valorizada, isso que a gente tentou fazer bastante no clipe e até na letra que, eu falo que as ‘hot girls’, a mulher gata, não é uma modelete - não falando que a beleza da modelo não é legal, mas não se resume apenas as modelos. Elas também são mulheres de curvas. O que eu falo na letra é a energia e a vibe da mulher brasileira carioca, que é uma coisa que transcende tudo. Acho que essa é a grande diferença, a do estereótipo. Não existe mais um estereótipo e isso é uma grande conquista”, contou a cantora durante coletiva de imprensa na quinta-feira, 29.

Na faixa e clipe - que já movimentaram a internet com divulgação de fotos prévias, Anitta cita aspectos do que viu e vivenciou durante toda a sua trajetória de vida, misturados aos encantos e glamour vividos na cidade em décadas passadas. Essa é também uma de suas músicas e vídeos mais pessoais e biográficos. Também é o clipe mais caro da carreira, segundo ela.

A família de Anitta e o Piscinão de Ramos brilham no clipe de 'Girl From Rio' (Mar+Vin/Divulgação)

No time de compositores e produtores, Anitta se rodeia de gigantes da indústria dos Estados Unidos: Stargate, uma dupla de produtores formada por Tor Erik Hermansen e Mikael Storleer, que já assinou trabalhos com Beyoncé, Rihanna e Britney Spears; RAYE, cantora e compositora britânica que conta com mais de bilhão de plays nas suas músicas; e GALE, que ficou conhecida com "Levantate", música oficial da Copa Ouro 2017, e já trabalhou com Anitta nas composições de "Me Gusta" e "Loco".

“Para conseguir traduzir todo esse sentido e essa história em música, eu contei com o apoio de time de amigos, que também são compositores internacionalmente reconhecidos. Eu sou muito grata a esses amigos por estarem comigo nesse momento tão importante na minha carreira. Juntos fizemos ‘Girl From Rio’”, comenta Anitta.

O clipe de “Girl From Rio” foi dirigido por Giovanni Bianco. Além de amigo de Anitta, Bianco é reconhecido internacionalmente por seus trabalhos como diretor de criação no mercado da moda e audiovisual. A parceria de Anitta e Giovanni começou com o álbum “Bang”, de 2015, e se estende até hoje. A ficha técnica ainda conta com styling do editor de moda Daniel Ueda, fotos da dupla MAR + VIN (formada por Kevin Yule e Marcos Florentino) e com a edição de vídeo de Jeff Selis, que já trabalhou com grandes nomes como Chris Brown, The Weeknd e Beyoncé.

Capa do single 'Girl From Rio' (Reprodução)

Sobre o time de astros, Anitta comenta: “Esta mistura impecável de direção de arte, design e fotografia, combinada com atenção aos detalhes, confiança e amor, me permitiu fazer esse projeto que estou tão orgulhosa, acontecer”.

Um dos cenários do clipe é o Piscinão de Ramos, inaugurado em 2001  no bairro da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro. A enorme piscina artificial utiliza água salgada da Baía de Guanabara - que por ser poluída, passa por tratamento de água, recriando uma verdadeira praia de uso público. O ambiente conta com “gente alegre, festeira, despreocupada e colorida”, como define a própria Anitta. O cenário também foi a locação do primeiro grande show gratuito da carreira da cantora, na virada de 2012, e por isso está marcado em sua carreira para sempre e agora também em seu novo clipe.

Outra parte do clipe foi gravada em estúdio, com cenários pintados à mão, figurino de época e balé masculino que, juntos, retratam o glamour da cidade na década de 60. “Pensei muito na elegância que eram os anos 64/65 no Rio de Janeiro, quando a música ‘Garota de Ipanema’ foi feita, e também no que é o Rio de hoje e muito no que é o Rio da Anitta”, comenta o diretor criativo, Giovanni Bianco.

Em cenas do clipe Anitta revive o glamour do Rio na década de 60 (Mar+Vin/Divulgação)

 

Foco no mercado internacional

O álbum, como um todo, conta com produção de Ryan Tedder (que já trabalhou com Adele, Beyoncé e Bruno Mars). Sobre Anitta, o premiado produtor comenta: “Ela entende a cultura global e está preparada para o mercado americano. Todo mundo em Los Angeles e Nova York quer trabalhar com Anitta”.

O álbum “Girl From Rio” tem lançamento previsto para o outono norte-americano, entre os meses de setembro e dezembro. O disco, segundo Anitta, é focado no público internacional, e por isso todo cantado em inglês e espanhol. 

“Não temos ainda algo focado no público braileiro, esse é um ano que estou focando nas coisas aqui de fora, minha equipe aqui está bem empenhada nos projetos aqui. Os projetos do Brasil são outras coisas que ainda não tem muito a ver com música, a gente deu esse break, essa pausa para focar um pouco no mercado daqui”, explica Anitta.

Anitta recria o Rio dos anos 60 a lá Carmen Miranda (Mar+Vin/Divulgação)

Tendo um público como foco, outras decisões sobre o lançamento também visam os norte-americanos. Algo que tem feito bastante sucesso por lá é a mídia física, principalmente os discos de vinil. Anitta não descarta a ideia, mas disse que a decisão é da gravadora.

“Essa ideia do vinil foi minha, que eu pedi pra eles produzirem para alguns influenciadores. A gente tá tentando ver uma forma de sortear para fãs, porque estão ajudando muito na divulgação, então a gente agora tem que ver como faz legalmente, porque tem todo um código para fazer sorteio agora. Mas essa foi a minha ideia, porque realmente tem muito a ver com a estética do clipe, o vinil, a galera gostou bastante, mas eu não sei se vai ter no álbum. Essa é uma decisão da minha gravadora”, conta.

Atualmente nos Estados Unidos, Anitta revela que deixou de gerenciar tudo o que envolve sua carreira, isto porque também está focada em ter mais tempo para si mesma. “Estou num momento da vida bem menos é mais, querendo uma coisa simples, uma vida com menos coisa, menos gente, menos acontecimento, e um pouco mais de tempo pra mim. Relaxar, ficar mais tranquila. Então até nos projetos daqui [EUA] estou pedindo para eu ter tempo para aproveitar, ficar na minha, não encher de trabalho como era antigamente, fazer um monte de coisa ao mesmo tempo”, conta.

Vacinada

Ainda na coletiva de imprensa, em que Anitta participou direto de Miami, nos Estados Unidos, ela contou já estar vacinada contra a covid-19, mas confessou que o sentimento é ambíguo. "É bom, mas é ruim ao mesmo tempo. Dá uma tristeza de ver como está o Brasil". 

A artista dará uma festa em um hotel em Miami, para celebrar o lançamento de "Girl From Rio", e explica como as baladas tem funcionado no país que jestá muito à frente do Brasil na vacinação.

"Aqui, por exemplo, se você quer ir a um jogo de basquete, a algum lugar fechado, você só mostra que você já tomou as duas doses da vacina há mais de 15 dias e pronto", explicou Anitta, antes de revelar que também já está imunizada. "Eu estou vacinada, praticamente todo mundo que eu conheço está. É feliz e triste ao mesmo tempo. Pois quando você olha para o Brasil você vê que infelizmente nosso presidente fez escolhas muito ruins", criticou a cantora

Música
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA