'Auto do Círio': Música e animação marcam último ensaio

Dezenas de artistas devotos se reuniram para acertar os últimos detalhes da montagem deste ano

Bruna Dias
fonte

No último ensaio para o Auto do Círio 2023, dezenas de pessoas se reuniram em frente da Igreja da Sé e mostraram animação e concentração. Na noite desta quinta-feira (5), artistas que fazem parte da encenação aproveitaram para alinhar os últimos detalhes para o grande dia, que será nesta sexta-feira (6), a partir das 18h.

O cortejo sai da Praça do Carmo, na rua Dom Bosco, e segue pela rua Doutor Assis até a Igreja da Sé, no local acontece a Exortação rumo ao Instituto Histórico Geográfico (IHGP) para realizar a Coroação. Depois ele vai até o Museu Estado do Pará (MEP), na rua Coronel Fontoura, onde ocorre a Ascensão do Manto e é finalizado com uma homenagem aos artistas devotos à Nossa Senhora de Nazaré.

VEJA MAIS

image Auto do Círio 2023: novidades marcam 29ª edição lançada na Praça da República
O evento homenageará Nossa Senhora de Nazaré com uma orquestra de rua e músicas autorais compostas especialmente para a manifestação cultural

image Auto do Círio terá orquestra de rua e músicas autorais neste ano
Lançamento do novo Auto do Círio será neste domingo (03) na praça da República

image Círio abre debate sobre conceitos de sagrado e profano: 'Tudo é cultura'
Festa da Chiquita, Arraial do Círio e Auto do Círio também voltam às ruas em 2022, celebrando a fé do jeito popular

A artista e designer, Mirlene Filgueira, está indo para o seu terceiro ano de cortejo. “O Auto do Círio está dentro de mim como se fosse o Círio, é como se todo o ano eu pedisse passagem para Nossa Senhora, pedisse essa passagem na rua para que o meu trabalho como artistas pudesse fluir o resto do ano. É aqui na frente da Sé, que a gente, como atores, pedimos permissão para Nazica para seguir com o nosso cortejo. Estar aqui é como voltar, fechar e iniciar um ciclo”, disse.

Com uma barriga falsa que simboliza o "mundo", a atriz coloca nas suas da Cidade Velha a sua personagem Mariana, para fazer parte dessa grande montagem.

Na montagem deste ano, eu estou grávida do mundo, fazendo referência a cabocla Mariana, a curandeira Amazônica e do mundo, a parteira da Amazônia. Eu trago esse mundo na minha barriga fazendo referência ao antigo, a ancestralidade, as nossas tradições da Amazônia, os nossos antepassados, que sonharam com o nosso futuro. E estar grávida na nossa montagem, significa sonhar com este novo mundo”, explica Mirlene.

Patrimônio histórico imaterial

Com muita música, ritmo e dança, a diversidade dos artistas se misturam com a beleza que o Auto do Círio transmite para os telespectadores. Uma das novidades deste ano, é uma orquestra de rua e músicas autorais compostas especialmente para a manifestação cultural. A intenção de usar este novo formato, é para que se diminua o impacto sonoro no bairro da Cidade Velha, já que além de ser um local com inúmeros imóveis tombados pelo patrimônio histórico, existia constante reclamação dos moradores e da associação do bairro sobre o barulho.

O Auto do Círio, que é patrimônio histórico imaterial da cultura paraense, chega à 29° edição, porém, este ano ele celebra 30 anos e tem como tema: “Nossa Senhora de todas as vozes na Amazônia”.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA