CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Mostra Contemporâneos Modernos vol.1 retorna à visitação pública

A próxima dupla de convidados para o bate-papo na Galeria Graça Landeira será formada pelos artistas Walda Marques e Simões

Bruna Lima
fonte

A Mostra Contemporâneos Modernos vol.1, projeto em parceria da Universidade da Amazônia (Unama) e Universidade Federal do Pará (UFPA), reabre a Galeria Graça Landeira para o público, nesta segunda-feira (8) e dá início com as rodas de conversas, sempre às quintas-feiras, até o início do mês de setembro.

A primeira roda, 11 de agosto, às 19h, com o tema “Poéticas e trajetórias” promove o diálogo entre dois artistas atuantes na produção visual do Estado, na fotografia Walda Marques, e na pintura, Toscano Simões. A conversa em formato de entrevista conduzida pelos professores e pesquisadores Vera Pimentel e Jorge Eiró Jorge Eiró (Grupo Arte, Imagem e Cultura) tratará da história e percurso dos artistas convidados e da importância dos acervos da UFPA e UNAMA para a carreira e valorização da produção do artista paraense.  

Walda Marques começou a trajetória profissional fazendo maquiagem para teatro, televisão e estúdio fotográfico. Deu início na fotografia em 1989, depois de participar de oficinas de Miguel Chicaoka. Em 1982, em parceria com Otávio Cardoso, abriu o estúdio WO, explorando retratos, fotonovelas e colagens com fotografias e ilustrações.

Durante todo o mês de agosto, todas às quintas até 9 de setembro, a mostra segue com sua programação de Rodas de Conversa sob a coordenação do Grupo de Estudos e Pesquisa Arte, Imagem e Cultura do PPGCLC.

A exposição intitulada como “Contemporâneos Modernos – Modernos Contemporâneos”, representa uma etapa da pesquisa do grupo “Arte, imagem e cultura”, coordenada pelos professores Jorge Eiró e Mariano Klautau, do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGLC), e da graduação do curso de Artes Visuais da UNAMA. A mostra de arte traz uma análise sobre os limites entre o moderno e o contemporâneo, no âmbito das discussões sobre a arte brasileira.

 

Dentre as peças expostas, 37 são do acervo do Museu da UNAMA e 21 do Museu da UFPA. Entre elas, pinturas, gravuras, desenhos, fotografias, objetos, esculturas e instalações que reforçam o diálogo entre materialidades e figura humana. Segundo um dos curadores, Mariano Klautau Filho, o projeto vem dar visibilidade aos acervos da Amazônia. 

Além da coordenação de Jorge Eiró e Mariano Klautau Filho, a equipe curatorial é composta por Vera Pimentel, Susanne Pinheiro, Carolina Venturini, Yasmin Gomes e Luiz Fernando Veiga, pós-graduandos, pesquisadores e egressos da UNAMA. Durante a visitação, equipes de oito monitores dos cursos de Artes Visitais ajudam na visita guiada e dão suporte aos frequentadores, tirando dúvidas e explicando sobre o projeto. Novas atividades vão acontecer dentro da galeria, como palestras e rodas de conversas a serem divulgadas nas páginas oficiais da UNAMA.

Reabertura Visitação pública - Mostra Contemporâneos Modernos vol.1

Dia 08.08 – Sempre de segunda a sexta de 14h às 18h

Roda de Conversa

Dia 11 de agosto

Hora: 19h

“Poéticas e trajetórias” com Walda Marques e Mediação: Jorge Eiró e Vera Pimentel.

Local: Galeria Graça Landeira - Museu de Arte da UNAMA

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA