CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Morre Marquinho PQD, sambista e parceiro de Arlindo Cruz, aos 66 anos

O compositor estava internado há alguns dias. A causa da morte não foi divulgada pela família

Estadão Conteúdo
fonte

O cantor e compositor Marcos de Souza Nunes, mais conhecido como Marquinho PQD, morreu na manhã desta segunda-feira (29), no Rio de Janeiro. O sambista, que foi parceiro de Arlindo Cruz, tinha 66 anos. No seu perfil oficial, a equipe de Marquinho PQD disse que ele estava internado há alguns dias, mas não divulgou a causa da morte.

VEJA MAIS

image Corpo de Arlindo Cruz é sepultado no Rio por amigos e personalidades do samba
O velório do sambista, neste sábado, 9, contou também com a presença do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

image O que é gurufim? Conheça o ritual de despedida escolhido para o velório de Arlindo Cruz
Ritual de origem africana mistura música e homenagem no adeus ao cantor, neste sábado (9/8), na quadra do Império Serrano, no Rio de Janeiro.

image Corpo de Arlindo Cruz será velado na quadra da Escola de Samba Império Serrano neste sábado (9)
No primeiro momento, a cerimônia será para familiares e amigos mais próximos. Em seguida, o velório será aberto para que fãs possam se despedir do cantor

O início da carreira de PQD foi em 1983, quando o grupo Fundo de Quintal gravou Fase de Amor, composto por ele em parceria com Chiquinho e Fernando Piolho. A sua segunda composição a ser gravada foi Coração Feliz, que ficou conhecida na voz de Beth Carvalho.

Ao longo de mais de 40 anos de carreira, Marquinho PQD se consolidou como um grande compositor do samba, com mais de 400 músicas, 100 delas feitas em parceria com Arlindo Cruz, que morreu em agosto passado. Desta união, surgiram sambas como Pedras no Caminho, Silêncio no Olhar e Quem Sabe de Mim Sou Eu, todas gravadas por Arlindo.

Além do grupo Fundo de Quintal, Beth Carvalho e Arlindo Cruz, outros grandes bambas do samba interpretaram canções compostas por Marquinho PQD, como Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Jovelina Pérola Negra, Roberto Ribeiro, Agepê, Alcione, Grupo Molejo, Exaltasamba e Grupo Pixote.

Ele foi ainda o compositor de sambas-enredos para a Mocidade Independente de Padre Miguel, que exaltou o legado do sambista nas redes sociais.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA