MC Íra lança videoclipe com críticas sociais e questionamentos sobre a mulher no Rap

No clipe visibiliza outras temáticas dentro de sua composição e traz a homoafetividade feminina para a pauta, além de outras questões cotidianas

Emanuele Corrêa
fonte

A rapper MC Íra lança nesta sexta-feira, 9, o videoclipe "Meu Vulgo". A canção é autoral e apresenta críticas sobre o cenário artístico das mulheres negras e da periferia no rap. A produção musical é feita por Navi Beatz e tem cenas gravadas no Jurunas, bairro onde a cantora mora.

Maíra Mendes Rocha Gomes, 22 anos, é conhecida artisticamente como MC Íra. No clipe visibiliza outras temáticas dentro de sua composição e traz a homoafetividade feminina para a pauta, além de outras questões cotidianas. “É um trabalho onde me reafirmo enquanto artista preta, periférica e nortista, mas também falo das dificuldades que partem disso. Nosso ‘corre’ precisa ser redobrado e, muitas vezes, precisamos procurar outras alternativas para sobreviver e nos manter na música. Em ‘Meu Vulgo’, me afirmo também como mulher que se relaciona com outras mulheres e também falo sobre a ambição de, no final do dia, ter uma geladeira cheia e um lugar confortável para descansar”, revelou.

VEJA MAIS 

image MC santareno GP Rataria lança single ‘Levantei’ com clipe
O som de trap traz letra crítica sobre a vivência numa periferia do Norte do país.

image MC Cabelinho toma anestesia geral para finalizar tatuagem e viraliza
O procedimento foi feito no Hospital da Plástica, no Rio de Janeiro, e imagens do processo viralizaram na noite de quarta-feira (30).

image Mc Poze tem o carro destruído em grave acidente
O cantor emitiu nota para tranquilizar os fãs e disse que apesar dos prejuízos está bem

A música tem produção executiva da Psica Gang e distribuição da Psica, através da Gramo Design Estratégico e da Warner Music Brasil, diz a rapper. Sobre as sonoridades, ela conta que tem um funk mais lento e melodia diferente de seus outros trabalhos. “O Navi se inspirou no funk mais lento, que está cada dia mais ganhando força no hip hop, através de rappers femininas, como Luanna e a Ajuliacosta. E isso casa perfeitamente com a temática que eu abordo na música, pois a letra pede uma melodia mais cantada, totalmente diferente do flow mais ‘agressivo’ que eu já mostrei antes”, pontuou.

“O clipe é gravado no Jurunas, que é onde eu moro. Quis passar no vídeo um ‘rolê’ entre amigos, no bairro, conversas e tal, algo bem comum que acontece por aqui”, complementou a MC.

A artista está ativa desde 2019 como produtora de música e poesia para outros rappers. Já participou de batalhas que ampliaram a cena do rap feminino em Belém. Em 2020 decidiu ser MC e compositor e lançou seu primeiro single, “Flow Vira-Lata”. No ano passado lançou o EP “Opala”, com cinco faixas autorais. O segundo EP,“Dano”, tem previsão de lançamento para o primeiro trimestre de 2023. Para quem deseja ouvir Íra ao vivo, neste sábado, 10, ela estará no Festival Baixão Pressô, no Music Park e no sábado, 17, no 10º Festival Psica, no Marine Club.

 

Serviço

Lançamento: videoclipe “Meu Vulgo”, da rapper Íra
Quando: Sexta-feira, 9 de dezembro
Canal do Youtube: Íra Oficial

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA