Lula diz que Oscar destaca força da cultura brasileira
Presidente afirma que cinema nacional mostra talento do país ao mundo e cita produções marcantes do audiovisual brasileiro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (15) que a presença do Brasil na disputa do Oscar representa um reconhecimento internacional da força da cultura brasileira. A declaração foi feita nas redes sociais no dia da cerimônia da principal premiação do cinema mundial.
Na publicação, o presidente destacou o papel do audiovisual brasileiro na projeção da cultura nacional para outros países e afirmou que as produções do país têm mostrado ao mundo o talento de artistas e profissionais do setor.
VEJA MAIS
“Brasil, o país do cinema. Hoje, dia de premiação do Oscar, o mundo volta os olhos para a força do nosso audiovisual. É o reconhecimento da potência da cultura brasileira. E o Brasil mostra, mais uma vez, que tem talento de sobra para brilhar nas telas do mundo”, escreveu.
Filmes citados por Lula marcaram o cinema brasileiro
Ao comentar o tema, Lula também mencionou obras que ganharam destaque dentro e fora do país e que ajudaram a consolidar a presença do cinema brasileiro no cenário internacional. Entre os títulos lembrados pelo presidente estão produções como:
- Cidade de Deus
- Central do Brasil
- Tropa de Elite
- Aquarius
- Que Horas Ela Volta?
- Bacurau
- Democracia em Vertigem
A lista também inclui clássicos do audiovisual nacional, como “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e “Terra em Transe”, além do documentário “O Sal da Terra”.
Brasil disputa cinco categorias no Oscar
Na edição deste ano da premiação, o Brasil concorre em cinco categorias. Quatro indicações são do filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura. O longa está na disputa nas categorias:
- Melhor Filme
- Melhor Filme Internacional
- Melhor Elenco
- Melhor Ator (Wagner Moura)
Além disso, o brasileiro Adolpho Veloso foi indicado ao prêmio de Melhor Fotografia pelo trabalho no filme “Sonhos de Trem”.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA