Inscrições do Edital Preamar têm encerramento antecipado

No cronograma inicial, as inscrições ficariam abertas até o dia 04 de maio; veja a nova data

Redação Integrada

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), mudou o cronograma do Edital Preamar de Cultura 2020 por conta dos impactos causados pela pandemia o novo coronavírus no segmento cultural do Pará. A nova agenda foi publicada no Diário Oficial do Estado de ontem, 24. A iniciativa visa amenizar os impactos econômico-sociais ocasionados pela doença. Outra medida consiste na realização de oficinas online de elaboração de projetos, que vão atender produtores culturais de todo o Pará. 

No cronograma inicial, as inscrições ficariam abertas até o dia 04 de maio. Com a mudança, elas encerram no dia 06 de abril. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por email, por meio do endereço premiopreamar2020@gmail.com. Os arquivos não devem ultrapassar o tamanho de 7MB.

Há, também, possibilidade de inscrições por correspondência. “(...) caso o candidato prefira realizar a inscrição por via postal, a mesma deverá ser enviada em envelope único, com aviso de recebimento obrigatório (AR) simples e postagem ocorrendo dentro do período de inscrição”, destaca o edita. O endereço para envio é Avenida Governador Magalhães Barata, 830, bairro de São Brás, em Belém. O edital destaca ainda que só serão aceitas inscrições por via postal que cheguem até o local "no prazo máximo 5 (cinco) dias úteis, após o término do período de inscrição". 

Com a mudança na data, o resultado da etapa final de seleção, antes previsto para junho, será divulgado no dia 28 de abril. O novo cronograma, assim como o edital, estão disponíveis no Diário Oficial do Estado publicado na terça-feira, 24/03/2020.

De acordo com a Secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, a medida garante que produtores culturais do Pará recebam incentivo em meio a um cenário pouco animador para eventos de cultura. "A cena cultural foi uma das mais impactadas pelas medidas de prevenção ao COVID-19. Com shows e espetáculos adiados e espaços culturais fechados, é necessário agir com rapidez pra fazer girar os recursos da política de estadual de fomento à Cultura. A intenção é que os artistas e fazedores e fazedoras de cultura do Estado tenham, o quanto antes, esse recurso em mãos. Eles precisam se manter e a nossa economia tem que girar", explica.

Oficinas

Para garantir celeridade e mais assertividade no processo de submissão das propostas dos artistas, a Secult ofertará ainda oficinas online gratuitas de elaboração de projetos. Ao todo, a iniciativa dispões de sete instrutores, que vão ajudar os participantes de todas as Regiões de Integração do Estado a elaborar e adaptar seus projetos para concorrer ao edital Preamar.


As inscrições para a oficina até o dia 26 de março, exclusivamente pelo link. As aulas serão realizadas de 27 a 31 de março. Serão ofertadas 380 vagas, sendo que cada bairro ou região tem direito a 20 vagas deste total.

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM CULTURA